Passei a semana passada inteira construindo um armário de canto na minha despensa. Os senhores sabem que eu gosto de usar cada centímetro de espaço, portanto, quando se tratou de projetar os armários para o canto da minha despensa, tive que criar um plano realmente inteligente para me dar acesso a todo o canto. O que eu criei foi uma espécie de quebra-cabeça de armários dentro do armário principal que me dá acesso a todo o canto cego sem NENHUM espaço desperdiçado! Uau!
Construa um armário de canto sem desperdício de espaço.
Construí armários de tamanho não tradicional para minha despensa. Os armários da esquerda têm apenas 20″ de profundidade, enquanto os da direita têm 28″ de profundidade. Também mostrarei a mecânica e o funcionamento interno do quebra-cabeça de armários com rolamento, deslizamento e dobradiças, e o senhor poderá fazer com que esse sistema funcione para sua situação de canto cego.
Comecei construindo as bases dos armários que ficarão à esquerda do canto. Em seguida, peguei a largura do banco de gabinetes do lado direito e criei uma configuração que me permitiria construir um gabinete, grande o suficiente para ter partes aproximadamente iguais em ambos os lados do gabinete que se encosta a ele (cobrindo metade da abertura).
Carcaça do armário
Em seguida, construí uma carcaça de gabinete, um pouco menor do que a metade da abertura restante no gabinete principal. Esse gabinete se deslocará para frente e para trás a partir da abertura e para dentro do “espaço cego”. Esse gabinete é 2″ mais raso e 4″ mais curto do que o gabinete principal para permitir dispositivos de rolagem.
Instalar corrediças de gaveta
Inicialmente, usei um conjunto de corrediças de gaveta e construí uma única extensão com duas prateleiras, mas isso não funcionou depois que toda a configuração foi montada, então a desmontei e construí duas gavetas de abertura individual.
Instalar rodízios
Em seguida, montei rodízios de 2″ na parte inferior do gabinete “slide-over”. É fundamental que esses rodízios sejam instalados exatamente em linha reta! O senhor pode ver pelo número de furos extras que tentei algumas vezes. O que acabou funcionando para mim foi parafusar uma presilha paralela à lateral do gabinete, colocar a roda ao lado dessa presilha e, em seguida, parafusar outra presilha ao lado dela. O rodízio imprensado entre as duas presilhas foi a única maneira de prender os rodízios e mantê-los exatamente retos.
*Não use rodízios giratórios! Eu tentei. Os rodízios giratórios funcionam de tal forma que, quando o senhor puxa em uma direção, para e, em seguida, puxa na direção oposta, eles giram de modo que a ponta fique na frente. Essa ação giratória não funciona na pista e eles são teimosos em querer girar. Eles lutarão contra o senhor até o fim. Use rodízios não giratórios e certifique-se de que estejam retos.
Criar trilho para rodízios
Criei um trilho para os rodízios frontais para que o gabinete rolante não ficasse “à deriva”. Usei uma tira de madeira com a mesma largura da presilha que usei para prender o rodízio enquanto o fixava. Isso serve para garantir que o “gabinete com rodízios” fique na frente do gabinete principal, mas não fique muito para fora.
Não quero que esse armário tombe quando as gavetas forem retiradas, por isso usei outro rodízio preso a uma presilha que fixei na parte de trás do “armário com rodízio”. Agora é complicado colocar esse novo “Roller” no gabinete principal!
Fixei o rodízio na parte superior da presilha e, em seguida, aparafusei a presilha no gabinete em apenas uma extremidade. Isso me permitiu inclinar a presilha montada no rodízio para baixo e para fora do caminho, dando-me a folga necessária para colocar o gabinete sobre a guia e no lugar. Depois que o meu gabinete rolante estava no lugar, inclinei a presilha montada no rodízio para cima até que o rodízio entrasse em contato com a parte superior do gabinete principal. Em seguida, passei um parafuso em ângulo pela lateral do armário com rodízio e pela presilha, fixando-o no segundo lado.
O senhor não quer que o rodízio superior exerça pressão sobre o teto do gabinete, ou isso tornará o rolamento menos suave. O simples toque criará resistência suficiente para que ele não tombe (desde que o gabinete principal esteja preso ao pino como deveria).
Agora o “armário rolante” desliza facilmente de um lado para o outro!
Em seguida, chegou a hora de construir uma extensão que utilizasse o espaço restante no armário principal.
Construir um armário deslizante interno
Construí uma extensão de prateleira dupla com compensado de 1/2″ para que fosse o mais leve possível. A profundidade desse gabinete precisa ser de 5 a 7″ mais rasa do que a do gabinete principal para permitir o deslizamento e o “hardware” de suspensão.
Instalar dobradiça de piano
- Cortei duas presilhas da altura da extensão e com 7″ de largura e as prendi à dobradiça de piano mais resistente que encontrei.
- Não tenho a menor ideia da capacidade de peso de nenhuma das dobradiças de piano que vi. Aparentemente, essa não era uma informação que o fabricante considerava importante.
- Comprei a mais grossa, que era muito longa.
- Mas as dobradiças de piano são dobradiças contínuas, então o senhor pode cortá-las conforme necessário e elas ainda funcionarão (geralmente).
Fixei a dobradiça nas duas presilhas, conforme mostrado.
Usei uma lâmina de corte de metal em meu mini serra alternativa para cortar a dobradiça nivelada com as presilhas.
E o senhor se certificou de lixar as extremidades depois de cortar o metal.
Em seguida, fixei uma de minhas presilhas articuladas no gabinete.
Instalar trilho deslizante
Estou usando ferragens de porta de bolso no meu armário de canto! Fiquei pensando em como fazer essa engenhoca funcionar. Procurei por ferragens de porta de flipper, ferragens de prateleiras de eletrodomésticos, corte de parte de uma corrediça de gaveta tradicional… Isso foi o melhor que consegui fazer!
Um kit de trilhos vem com duas rodas, então comprei um Kit de esteira de 48″ por US$ 27,00 e duas rodas extras por US$ 10. Uma faixa foi suficiente porque a cortei pela metade.
Montei as rodas na parte superior e inferior da minha presilha de balanço livre.
Em seguida, adicionei um bloco na parte inferior do piso do gabinete para elevar o trilho acima do pedaço de madeira que instalei para a guia da roda.
Também tive de bloquear a parte superior do meu armário de canto para poder instalar o trilho superior na altura certa para o armário e os dois conjuntos de roletes. Houve muito trabalho aqui: garantir que as rodas se encaixassem com segurança, mas não muito apertadas. Há alguma capacidade de ajuste com a ferragem da porta do trilho, portanto não era imperativo que essa presilha fosse precisa até a fração de centímetro. Graças a Deus!
Os roletes entram no trilho – segurar o gabinete e colocar todos os 4 roletes no trilho é DIVERTIDO! Mãos extras são uma vantagem. O kit de ferragens vem com uma trava para evitar que os roletes rolem para fora do trilho. Usei um apenas na parte superior e foi suficiente.
Agora, esse armário pull-out pode deslizar de volta para o armário principal ou puxar para a frente e se encaixar para fora do caminho do armário roll-over oculto.
Como todo o peso desse gabinete está na dobradiça, ele pode ser um pouco instável e não tenho ideia do quanto essa dobradiça pode suportar, portanto, definitivamente não colocarei nada pesado nesse gabinete. Vamos ver quanto tempo ele aguenta. Talvez eu encontre uma solução melhor.Fiz alguns ajustes e mudanças antes de chegar ao que consegui. Essa configuração foi a melhor que consegui encontrar. Antes de colocar o armário Roll-Over no lugar pela última vez, cobri as laterais com pedaços de madeira para evitar que qualquer coisa caísse das gavetas e entrasse no caminho do “rolo”.
Eu também precisei parafusar um pequeno bloco no lado mais distante do gabinete para evitar que o “Roller” ficasse muito para dentro do gabinete principal, dificultando a retirada e o puxamento.
Depois de me certificar de que tudo estava funcionando perfeitamente e com o tamanho correto, coloquei minha estrutura frontal e fixei o armário adjacente no lugar.
E agora quase todos os centímetros de espaço são utilizáveis em meu armário de canto cego!
Valeu a pena uma semana de trabalho para provocar o cérebro e criar músculos para essa senhora da serragem!