Anteriormente, compartilhei um post sobre como pintar MDF e obter bordas lisas. Gostaria de compartilhar um tutorial para pintar madeira compensada também. Se o senhor construir com madeira compensada com a intenção de tingi-la ou revesti-la com verniz, usará uma fita de borda. No entanto, ao pintar a madeira compensada, não é necessário colocar faixas nas bordas. O senhor pode obter um belo acabamento de pintura na madeira compensada usando esses truques simples.


Areia
Depois de cortar as peças de compensado, a primeira etapa é lixar com uma lixa de grão 120. Passe por toda a superfície da madeira compensada, mas preste atenção especial às bordas. Mantenha a lixadeira plana para não arredondar os cantos.


Prime
Em seguida, aplique o primer em todos os lados da madeira compensada. Geralmente, pinto “duas bordas” e “um lado” de uma só vez. Depois que isso seca, pinto as outras duas bordas e o outro lado. Ter algumas bordas secas me permite girar ou mover o compensado durante a aplicação do primer.


Geralmente uso um primer (e uma tinta) à base de água porque não gosto de limpar com produtos químicos. Os acabamentos à base de água levantam o grão da madeira. É por isso que a madeira fica irregular ou arenosa após a pintura. Uma rápida passada de mão com uma esponja de lixa de grão 220 suavizará as grandes superfícies.
Alguns compensados produzem bordas lisas quando cortados. Se esse for o caso, as bordas podem ser simplesmente lixadas levemente junto com as superfícies superior e inferior para eliminar o grão elevado. Se as bordas da madeira compensada estiverem com buracos, o uso de um pouco de massa de enchimento para madeira resolverá o problema.


Massa para madeira
Use uma espátula de plástico para alisar a massa de madeira ao longo de todas as bordas do compensado. Meu adesivo de madeira favorito ainda é o ZAR. Eu uso um pano úmido para limpar a madeira antes de aplicar o ZAR. Aplico o produto e depois raspo o excesso.


Lixar e preencher novamente
Depois que o enchimento de madeira secar, basta um leve lixamento para que as bordas do compensado fiquem lisas. Se o senhor tiver alguma área que precise de mais massa para madeira, aplique mais, deixe secar e lixe novamente. Os lixamentos não devem exigir nenhum esforço. Basta um leve toque para suavizar o enchimento de madeira e qualquer grão elevado. Se o senhor tiver alguma marca de serra, arranhões ou amassados, essas áreas precisarão de atenção extra. Talvez um lixamento mais agressivo ou mais massa de enchimento para madeira.
Também gosto de lixar os cantos com um bloco de lixa nessa etapa. Não para arredondá-los, apenas para remover sua nitidez. Já raspei os nós dos dedos em cantos afiados tantas vezes que agora sempre bato todos os cantos da madeira que ficarão expostos na peça acabada (do que quer que eu esteja construindo).


Pintura
Quando as bordas do compensado estiverem lisas, limpe toda a peça com um pano levemente úmido. Em seguida, pinte. Se eu estiver pintando com um rolo, faço o truque de “2 bordas e 1 superfície” de cada vez.


Quando estou pintando muitas peças, pego meu pulverizador de tinta e estante de secagem.


Toques finais
Independentemente do meu método de pintura, muitas vezes encontro áreas em que a tinta ficou empoçada ou pingou. Em geral, é melhor deixar a tinta secar antes de fazer os reparos. Meu truque favorito é usar uma lâmina de barbear de ponta simples para remover gotas e linhas de tinta.


Se necessário, passo novamente uma lixa de grão 220 ou uma esponja de lixar nessa área (geralmente a que estiver ao meu alcance). Se a tinta usada tiver muito brilho, essa área também precisará de um pouco de tinta de retoque. Se tiver pouco brilho, é provável que não haja problema. O senhor só precisa examinar sua peça de trabalho e decidir o que acha que ela precisa.


A maioria das peças que construo com madeira compensada tem uma moldura que cobre as bordas. Normalmente, as únicas bordas de compensado expostas que uso são para as prateleiras, portanto, se encontrar um lado que não me agrade, eu o coloco voltado para a parte de trás do armário.


Seja qual for a finalidade, é assim que faço para pintar as bordas de compensado.