Posted On March 31, 2024

Construção de portões Mortise and Tenon

Julia 0 comments
>> Uncategorized >> Construção de portões Mortise and Tenon

Mortise and tenon (encaixe e espiga), uma das mais antigas e mais fortes juntas de carpintaria, com um punho adicional que torna essa junta de madeira ainda mais forte e perfeita para a construção de portões.

Olá, sou a irmã da Sandra, Julie. Se o senhor tem acompanhado o progresso da Casa de campo Calderwood o senhor já me viu fazendo algumas demolições e outras travessuras com a Sandra. Quando não estou no Tennessee trabalhando em nossa casa de mudança, moro em um pequeno rancho em San Diego com meu incrível marido, que NÃO é feito de serragem, e minha linda filha adolescente que adora animais. Não tenho ideia de como tive tanta sorte, mas me belisco todos os dias porque estou me divertindo muito e, sim, é estressante, confuso e toda a bagunça que a vida é, mas, acima de tudo, muito, muito divertido! Quero dizer, quem não daria o polegar esquerdo para trabalhar com a Sandra a cada dois meses?

Uma das minhas maiores irritações aqui no rancho são os portões caídos e quebrados que não abrem nem fecham corretamente. Estou fazendo ou refazendo vários portões e quero que a construção do meu portão seja forte, robusta e à prova de flacidez! Para o meu primeiro portão, eu queria um painel inferior de lingueta e ranhura com um topo de treliça.

Mortise and tenon (encaixe e espiga), uma das mais antigas e mais fortes juntas de carpintaria, com um punho adicional que torna essa junta de madeira ainda mais forte e perfeita para a construção de portões.Mortise and tenon, uma das mais antigas e resistentes juntas de carpintaria, com um punho adicional que torna essa junta de madeira ainda mais forte e perfeita para a construção de portões.

Construção de portões com encaixe e espiga

Decidi que uma junta de encaixe e espiga seria um método de construção forte para esse portão. A junta de encaixe e espiga é uma das mais antigas e resistentes juntas de carpintaria, e a adição de um punho ou quadril à espiga a torna ainda mais forte. O punho aumenta a rigidez e melhora a resistência ao rack, sendo especialmente útil quando usado com ranhuras ou denteados para painéis.

Materiais:

  • 5 Redwood 2x4s
  • 9 painéis de 1/2″ de língua e ranhura de 6′ de pau-brasil
  • 6 tiras de treliça de cedro
  • Cola para madeira Rapid Fuse
  • sucata de madeira para gabaritos de roteador
  • roteador de mergulho
  • Broca de roteador de 1/2″ x 1/2
  • Broca para roteador de 2″ x 1/2
  • Muitos grampos

Etapa 1: Cortar mortises e dadoes

Meu maior desafio nesse projeto é que minha serra de mesa, que também é minha mesa de roteador, está guardada. Portanto, tive que criar uma maneira de fazer as juntas de madeira com as ferramentas disponíveis – olá, tupia de mergulho. Eu também queria usar madeira serrada dimensional para manter o custo baixo. O problema com o roteamento de um 2×4 é que ele tem uma área de superfície estreita com bordas arredondadas. Pode ser um desafio manter a tupia plana e obter cortes precisos e uniformes. Além disso, o dado e os entalhes precisam ser colocados com precisão, no meu caso centralizados, para que as espigas e os painéis se encaixem.

Minha solução foi criar um gabarito de guia de borda que manteve a tupia centralizada e criou estabilidade adicional à medida que eu movia a tupia ao longo da madeira. É claro que o senhor pode comprar gabaritos semelhantes, mas qual é a graça disso?

Depois de ter o gabarito pronto, fresei um dado em um pedaço de madeira de teste para praticar minha técnica e garantir que o dado estivesse perfeitamente centralizado. Em seguida, cortei o dado em todos os trilhos e longarinas. Em seguida, cortei os trilhos e os stiles no comprimento certo, certificando-me de incluir 2 polegadas nos trilhos para as espigas. Começar e terminar o dado foi um pouco complicado e o corte no comprimento após o roteamento me permitiu cortar as imperfeições nas extremidades.

Articulação de madeira Mortise and Tenon: Dado

Para cortar os encaixes, marquei cuidadosamente seus locais, depois usei a broca da tupia para localizar o início e o fim de cada encaixe e marquei onde a guia de borda estava nesses locais. Em seguida, apenas tirei 1/2 por 2″ de profundidade entre cada linha, o que me proporcionou entalhes muito precisos.

Mortise and Tenon Wood Joint (Junta de madeira com encaixe e espiga): Cortando o encaixe

Etapa 2: Corte de espigas

A próxima coisa que eu precisava fazer para essa junta de madeira era cortar as espigas. Foi aqui que eu realmente desejei ter minha serra de mesa ou mesa de tupia, grrrrr! Criei outro gabarito que me permitiu fresar as espigas, não perfeitamente, mas perto o suficiente para criar juntas bem apertadas. Prendi um pedaço de madeira com uma boa borda reta em MDF de 1/4 de polegada e, em seguida, usei a tupia para cortar uma linha reta um pouco mais larga do que meus 2 x 4s e usei a guia de borda para fazer uma linha perfeitamente reta com a tupia. Depois, basta usar o gabarito para cortar 1/2″ de madeira em ambos os lados para formar uma espiga de 2″ de comprimento.

Mortise and Tenon Carpentry Joint (Junta de carpintaria de encaixe e espiga): Corte de espigas

No início, tentei fazer isso apenas com a guia de borda reta, mas foi realmente difícil manter a tupia plana na parte superior da espiga. As laterais ajudaram a manter a tupia estável e a criar uma espiga mais uniforme. O MDF de 1/4′ flexionou um pouco, o que criou um início cônico para a espiga. Provavelmente seria mais eficaz com material de 1/2″. Eu cortei as bordas do gabarito algumas vezes, criando um gabarito realmente feio. Quero dizer, ficou muito feio – nem vou mostrar as fotos para o senhor! Entretanto, isso não afetou a eficácia do gabarito, pois as laterais estão lá apenas para dar suporte.

Mortise and Tenon Carpentry Joint (Junta de carpintaria de encaixe e espiga): Corte de espigas perfuradas

Depois que as espigas foram cortadas, marquei e cortei os encaixes nas espigas. Como os encaixes são cortados com uma tupia, eles são arredondados. Usei um cinzel afiado para arredondar os cantos das espigas de modo que elas se encaixassem nos encaixes.

Articulação de encaixe e espiga

Removi o material lentamente e testei o ajuste com frequência, garantindo que cada espiga tivesse o tamanho perfeito para o encaixe que a acompanhava. Cada junta de carpintaria deve estar bem ajustada e firme. Também arredondei as bordas dos trilhos para que coincidissem com as laterais dos stiles. De outra forma, a borda cega do trilho se chocaria com a borda arredondada do stile. Dessa forma, ambas as bordas são arredondadas, criando uma ranhura mais decorativa.

Etapa 3: Montagem

Vamos à montagem. Colei todos os três trilhos em um único trilho, certificando-me de manter tudo quadrado e aprumado. Usei Cola para madeira Rapid Fuse da Dap que funcionou muito bem! O tempo de reposicionamento é longo, mas o tempo de cura é rápido (30 minutos). Então, colei, prendi e passei 30 minutos preparando a treliça enquanto a cola curava. Consegui instalar os painéis em meia hora, em vez de esperar durante a noite, que é o que eu teria feito com a cola de madeira comum.

Mortise and Tenon Carpentry Joint (Junta de carpintaria de encaixe e espiga): Montagem final do portão

Coloquei os painéis no lugar, batendo com um pedaço de T&G quando necessário. Acabei colocando uma braçadeira sobre os dois trilhos para manter tudo no lugar enquanto batia com o T&G no lugar, pois estava bem apertado. Em seguida, criei e instalei a treliça, fazendo juntas de madeira com meia volta nas tiras da treliça. Fiz um ajuste seco final da última longarina e quase tive um ataque cardíaco, pois parecia que o trilho central estava um pouco orgulhoso. Acabou sendo apenas a treliça, que foi fácil de passar por cima, ufa! Colei e prendi tudo com grampos, 30 minutos para a cola curar e pronto!

Junta de carpintaria Mortise and Tenon para construção de portões fortes

Qual é a resistência dele? Só o tempo dirá, mas eu o transportei pela propriedade apenas pelo trilho superior e ele não pareceu se importar. Portanto, pelo menos o começo foi bom. Agora só faltam mais três portões, 18 painéis, um alimentador de grãos, abrigo para animais, galinheiro, bebedouros automáticos, caixas de compostagem……..

Vou tomar uma xícara de café e olhar para o meu lindo portão por alguns minutos antes de ficar sobrecarregado com minha interminável lista de tarefas.

Portão construído com a junta de madeira Haunched Mortise and Tenon

Related Post

Como construir um rack vertical para vinhos

Deixe-me começar dizendo que eu absolutamente amo como essa despensa está ficando. Todo o espaço…

Gavetas de cozinha em cauda de andorinha

Originalmente, eu planejava construir as gavetas para minha reforma da cozinha. Mas depois me deparei…

Como construir e instalar armários de despensa – Parte 2

A despensa está ficando pronta e está ficando empolgante! Depois de construir o complicado armário…