Olá a todos! Sou Shara, do blog DIY/Woodworking/Furniture Building, Woodshop Diaries e estou muito animada por ter a oportunidade de me juntar a um grupo MUITO talentoso de blogueiros de bricolagem no da Sandra! Este mês, fomos desafiados a sair da nossa zona de conforto e tentar alguns estilos de junção de madeira que nunca havíamos feito antes e estamos compartilhando nossos tutoriais e experiências com os senhores. Hoje, mostrarei aos senhores como fazer junções de madeira com bordas cortadas com grampos caseiros de 90 graus.
As juntas de madeira com borda em ângulo podem ser feitas de várias maneiras e usadas em muitas aplicações diferentes. Eu me concentro principalmente na construção de móveis e usei as juntas com esquadria para construir uma cômoda de meados do século passado.
Depois de conversar com Sandra, percebi que a cola sozinha pode não ser forte o suficiente para um móvel tão grande. Mostrarei como uni as laterais apenas com cola, mas se o senhor tentar fazer isso, talvez queira acrescentar estrias ou cavilhas às juntas para aumentar a resistência. Embora meu armário esteja se mantendo bem por enquanto, acrescentar cavilhas ou estrias pode ajudá-lo a durar mais e evitar que essas juntas falhem com o tempo.
Materiais:
- Madeira compensada para as laterais do gabinete (o tamanho dependerá de sua aplicação)
- Peças de sucata de 1x (1×6 funciona muito bem)
- Furadeira
- Serra de furo de 1 1/4″ ou maior
- Grampos (pequenos e grandes)
- Esquadro de velocidade
- Cola para madeira
- Serra de esquadria
Etapa 1: Cortar a borda com esquadria
Primeiro, o senhor precisa cortar as laterais do gabinete. Como os cantos serão chanfrados, certifique-se de fazer a mitra ao cortá-los. Isso significa que o senhor precisará ajustar a lâmina da serra a 45 graus na serra circular ou na serra de mesa para fazer os cortes.
Certifique-se de que as duas extremidades de cada lado do gabinete sejam cortadas em uma esquadria de 45 graus e que as esquadrias não sejam paralelas umas às outras. Além disso, certifique-se de verificar o ângulo da lâmina com um esquadro de velocidade ou um medidor de esquadria digital. Um pequeno desvio pode realmente atrapalhar o senhor mais tarde.
Etapa 2: Faça braçadeiras caseiras de 90 graus
Se o senhor tiver grampos sofisticados, isso é ótimo. Mas, se for como eu e tiver apenas grampos básicos, o senhor pode fazer alguns grampos caseiros de 90 graus que funcionam muito bem. Quando colar as laterais, certifique-se de prendê-las em ângulo reto enquanto a cola seca. Para isso, o senhor pode pegar alguns pedaços de 1x6s (ou maiores) e usar uma serra tico-tico de 1 1/4″ ou maior para fazer furos nas peças, como mostrado. Certifique-se de que os grampos se encaixem nos furos.
O senhor pode fazer vários desses gabaritos, dependendo do número de lados que colar de uma vez.
Etapa 3: Colar a primeira junta de madeira com borda cortada
Aplique um pouco de cola para madeira em uma borda com esquadria de um dos lados do gabinete. Coloque o lado adjacente do gabinete sobre a borda colada e use os grampos caseiros de 90 graus para manter tudo no mesmo lugar, conforme mostrado.
Assim que tiver um no lugar, adicione outro na outra extremidade da junta, de modo que tenha um na parte superior e outro na parte inferior (ou atrás e na frente… da maneira que quiser ver).
Etapa 4: Adicionar o terceiro lado
Em seguida, passe para outro lado adjacente e adicione um pouco de cola na junta da borda em esquadria e use mais dois gabaritos de fixação para manter esse lado no esquadro.
Etapa 5: Ajuste os cantos conforme necessário
Como às vezes o senhor tem peças de compensado ligeiramente deformadas ou porque às vezes os cortes podem estar um pouco errados, os cantos podem não ficar perfeitamente alinhados. O senhor deve ter as partes de trás e da frente bem alinhadas com os gabaritos de fixação dos cantos, mas e se os meios estiverem um pouco curvados?
O senhor pode usar braçadeiras grandes, como essas braçadeiras de tubo, para ajudar a alinhar os meios se eles estiverem um pouco desalinhados. Acho que alguns dos meus lados de compensado tinham uma leve curvatura.
Não se preocupe se ainda houver algumas pequenas lacunas, o senhor pode usar um pouco de massa para preencher mais tarde, mas os grampos ajudarão a resolver a maior parte do seu problema (se o senhor tiver um… como eu fiz).
Por esse motivo, é útil colar três lados dessa forma e adicionar o quarto depois que a cola secar.
Etapa 6: Adicionar o lado final
Quando a cola estiver seca, remova os grampos e os gabaritos de fixação e passe para o outro lado do armário. Aplique cola nas bordas cortadas do último lado e prenda tudo em ângulo reto aos dois lados da cômoda usando os gabaritos de fixação.
Use grampos grandes novamente, conforme necessário, se os meios não se alinharem perfeitamente.
Quando a cola estiver seca, aplique massa de enchimento para madeira ou massa de vidraceiro nos cantos e lixe suavemente.
Agora o senhor tem uma bela carcaça de cômoda com junta de esquadria quadrada, pronta para receber pernas, gavetas, portas ou o que quiser acrescentar a ela.
Adoro móveis no estilo de meados do século e muitos desses tipos de peças usam cantos com esquadria. Eles são um pouco mais desafiadores do que simplesmente unir as carcaças do armário, mas garantem um visual limpo e divertido. Clique aqui para ver como dei a essa simples carcaça de armário de canto com esquadria um visual divertido, retrô, de meados do século, com algumas pernas redondas e gavetas grandes.
E fique ligado durante todo o mês para ver o restante da equipe compartilhar seus tutoriais de junção de madeira!