Julie e eu construímos essas incríveis mesas DIY para funcionarem como duas mesinhas de cabeceira no quarto de hóspedes. Usamos técnicas fáceis de marcenaria e madeira barata. As acabamento luxuoso de Briwax faz com que eles pareçam um milhão de dólares! Uma vantagem de construir seus próprios móveis é que o senhor pode fazê-los do tamanho que quiser. Para preencher o espaço de cada lado da cama, nossas mesinhas de cabeceira têm 18″ de profundidade x 28″ de largura x 24″ de altura.
Seleção de madeira para mesas DIY
Cada mesa é formada por uma placa de 8′ de comprimento e 18″ de largura, feita com a junção de material 2x. Julie e eu passamos provavelmente uma hora examinando pilhas de madeira serrada de 2×6, 2×8 e 2×10. Encontrar madeira com muita personalidade é como tirar a sorte grande. Gostamos especialmente de marcas de serra, buracos de lâmina e de minhoca.
Depois de selecionar madeira suficiente para construir nossas duas mesas de cabeceira, começamos a juntar as peças na melhor disposição visual que tivesse pelo menos 18″ de largura. Observamos cada lado de cada peça e as testamos juntas de todas as formas até encontrarmos a melhor configuração para duas placas largas.
Juntando madeira em tábuas largas
Queremos que nossas mesas de bricolagem pareçam ter sido feitas de uma única peça larga de madeira. Para isso, temos de unir as bordas de várias peças. É importante ter bordas retas ao unir as bordas. Essas tábuas têm 8′ de comprimento, o que é muito longo para que o senhor se sinta confortável usando minha pequena juntadeira. A alternativa mais fácil é usar um serra de fita.
Não são necessários fixadores. A cola para madeira unirá as duas superfícies e ela será tão forte como se fosse apenas um corte largo de uma grande árvore. Entretanto, cavilhas, biscoitos ou espigas facilitam muito a manutenção da superfície superior das duas peças alinhadas uma com a outra durante a fixação. Estou usando meu Festool Domino para cortar entalhes para espigas soltas para essa finalidade.
Trabalhando juntos, Julie e eu aplicamos cola, inserimos as espigas e unimos os dois lados.Usamos grampos para unir as peças sem aplicar tanta pressão que a junta se deformasse.
Alternar os grampos, sob e sobre a madeira, ajuda a evitar a deformação, pois a pressão é aplicada uniformemente.
Construção de duas mesinhas de cabeceira
A cola foi aplicada durante a noite antes de começarmos a construir nossas duas mesinhas de cabeceira.
Usamos a serra de fita para cortar cada placa em três pedaços para uma mesa de bricolagem.
- 1 Tampo de 28″
- 2 laterais/pernas a 22 1/2
Fazendo o possível para manter as laterais quadradas em relação ao tampo, colamos o tampo nas laterais e usamos grampos para manter tudo unido até que ficasse pronto.
As juntas de topo coladas não são muito fortes por si só. As espigas poderiam ter sido usadas como uma fonte invisível para fortalecer essa junta. No entanto, usamos cavilhas passantes porque queríamos adicionar um caráter mais visível.
Adicionando buchas para reforçar uma junta de topo
- Use uma broca longa e perfure até a profundidade máxima permitida pela broca
- Despeje cola no furo e use um dedo ou uma pá de cola para espalhar a cola. Certifique-se de cobrir toda a profundidade do furo
- Insira as buchas e apare-as com um serra de corte nivelado
Usamos pedaços longos de cavilha para que não houvesse desperdício. As seções cortadas foram colocadas de volta na “pilha de sucata de cavilha”.
Passamos uma lixadeira orbital aleatória na parte superior das mesas de bricolagem para nivelar meu corte grosseiro das cavilhas.
Demoramos um pouco para vasculhar as pilhas de madeira para encontrar madeira com personalidade e imperfeições naturais. Queríamos que tudo isso transparecesse na mesa acabada, por isso lixamos apenas o suficiente para criar uma superfície suave ao toque. Não queríamos lascas.
Em seguida, Julie usou sua mágica Técnica de acabamento com briwax para criar um acabamento luxuoso com aparência e toque macios e sedosos!