Construí essa docking station para iPad em sala de aula para um amigo que leciona na primeira série por um custo total de cerca de US$ 45. Este ano, em nosso distrito escolar, todas as salas de aula da 1ª à 4ª série receberam iPads. Os professores tiveram que encontrar uma maneira de armazenar os tablets e mantê-los carregados. Elaborei algumas opções de design diferentes e decidimos que a altura total seria perfeita, com cerca de 2 pés.


Estação de acoplamento para iPad na sala de aula


Para este projeto, usei uma folha de compensado de 1/2″, uma folha de compensado de 1/4″ e três 2×4.




A madeira compensada que usei foi uma madeira compensada de revestimento muito barata. Não é muito liso, mas isso pode ser resolvido com uma lixadeira orbital. Depois de cortar minhas peças, lixei tudo.




Cortei uma tira de 1×1″ de um dos 2×4. Eu tinha um pouco de incidente com a serra de mesa nesta etapa. Isso não me impediu de continuar a construir esse projeto, mas desde então removi a proteção da lâmina. Às vezes, os recursos de segurança acabam sendo mais perigosos do que não…


O 1×1 é colado na parte inferior e, em seguida, a parte traseira é fixada. Esse 1×1 aumenta a resistência da junta, mas também serve como um batente para os iPads, de modo que os cabos de carregamento não sejam batidos e danificados quando os iPads forem guardados.
Usei cola para madeira e parafusos para prender o 1×1 à madeira compensada.




Usei uma serra de vaivém para arredondar a parte superior e o canto frontal das laterais.




Também acrescentei um elemento decorativo na parte inferior das laterais, pois as laterais também são as pernas.
Acabamento antes da montagem
Antes de fixar as laterais, manchei/encerei as laterais e a parte traseira. Será difícil dar acabamento a essas partes depois que tudo estiver montado.




As laterais estão niveladas com a parte superior da parte traseira. Meu Pinças angulares Bessey mantêm as peças alinhadas umas com as outras enquanto eu as parafuso.


Parafusei os dois lados nas peças inferior e traseira.


Pré-perfurei e rebaixei todos os meus parafusos.


Em seguida, descobri que havia pintado o fundo em vez da parte de trás, então tive que pintar o fundo correto.
A estação de acoplamento é sustentada por três 2×4. Dois são parafusados na frente e atrás. Elas sustentam a seção de suporte do iPad e também me dão uma espessura extra de material para pregar nas próximas etapas.


O 2×4 do meio (que agora é um 2×3, pois foi dele que cortei uma tira de 1″) é fixado verticalmente, portanto é super rígido e não se dobrará com o peso se estiver carregado de iPads. Ou se algum aluno da 1ª série se sentar nele. Não que eles devam, porque não deveriam, mas o senhor sabe como são as crianças…


Agora, por precaução, ele tem suporte suficiente.


A divisória central é de madeira compensada de 1/2″ para ajudar a apoiar a parte superior. Cortei um entalhe de 1×1″ para poder fixá-lo com parafusos na parte inferior e na parte traseira. As outras divisórias são todas de madeira compensada de 1/4″ e param na 1×2, criando espaço para os cabos.


Arredondei a borda frontal de todas as divisórias para torná-las lisas e dar-lhes uma aparência de acabamento.


Pintei todas as divisórias antes da montagem. Essa foi a melhor ideia que tive para manter a divisória central quadrada durante a colocação dos parafusos.




Depois que a divisória central foi fixada corretamente, acrescentei as divisórias de 1/4″, partindo do centro. Cortei espaçadores de 3×12″ de compensado de 1/4″ e os utilizei para manter as divisórias no lugar. Preguei os espaçadores, certificando-me de acertar os 2×4 que havia adicionado anteriormente.


Esperei para cortar os últimos espaçadores até que estivesse pronto para eles, pois sabia que seriam iguais às outras peças de 3″. Se o senhor se preocupa muito com o fato de todos os cubículos serem exatamente iguais, pode fazer mais cálculos e descobrir isso. Especialmente se o senhor estiver usando compensado de tamanho menor.


Depois de fixar todos os espaçadores, tive que adicionar um pedaço de 3″ de largura de compensado de 1/4″ na frente das divisórias também. Isso criou uma superfície nivelada e evitou que as divisórias fossem puxadas para fora.


Como já havia terminado a parte inferior acidentalmente, não confiava em usar cola para madeira. Eu tinha Liquid Nails FuzeIt que sobrou da minha prateleiras flutuantes para closet de estúdio e isso funcionou muito bem.


Em seguida, acrescentei a parte superior.


E, em seguida, mais espaçadores de 3×12″ na parte superior, assim como fiz na parte inferior. Usei apenas o FuzeIt nesses espaçadores, sem pregos.


Eu poderia ter simplesmente lixado a borda frontal dessas divisórias e espaçadores, mas eu tinha uma pequena tira de alguma coisa por perto, então a prendi para cobrir a borda superior.


Em seguida, lixei tudo. Arredondei os cantos, suavizei as bordas, preenchi os orifícios dos parafusos e lixei novamente.
Depois disso, tingi. Usei uma cera colorida na parte interna traseira e nas laterais. Não ficou escuro nem uniforme o suficiente para o meu gosto, mas lixei levemente, limpei com álcool mineral e depois passei gel stain em tudo.
Qual a cor? Especial de quinta-feira à noite.
Eu tinha algumas latas pequenas de marrom que não me agradavam porque eram muito verdes ou muito vermelhas. Eu as joguei com uma lata pequena de preto, e isso é o que chamamos de Thursday Night Special.






Deixei que meu amigo fizesse o acabamento… porque não sou TÃO generoso com meu tempo.


Supostamente, isso aconteceu. Não dá para ver pelas fotos que ela enviou, mas está em uso e ela adora.


Cada cubículo tem 3″ de largura. Há um espaço de 1″ na parte de trás para o fluxo de ar e acesso aos cabos. As réguas de energia na parte superior facilitam a verificação de que a energia está desligada no final de cada dia.





