Há uma grande quantidade de espaço extra na lateral da garagem que vem acumulando pilhas de lixo desde que nos mudamos para esta casa. Para utilizar melhor o espaço e organizar o lixo para que as coisas possam ser encontradas quando necessário, decidi passar alguns dias construindo prateleiras para a garagem.




Materiais necessários para os suportes das prateleiras
Esses suportes de prateleira são muito fortes devido ao design cantilever. Usei todas as sobras e materiais que tinha em mãos.
- 2×2 grampo de parede (o comprimento dependerá de quantas prateleiras o senhor deseja e do espaçamento que deseja entre elas. As minhas têm cerca de 36″ de comprimento).
- Madeira compensada de 3/4″ (8×22)
- 2×6 (cerca de 26″ de comprimento)
Corte dos lados correspondentes em ângulo
Cada placa de 2×6 e placa de compensado de 3×4″ será dividida em duas seções angulares iguais (conforme mostrado na foto abaixo).


Madeira compensada:
Para fazer dois lados de uma peça de compensado de 8×22″, meça 1 1/2″ para cima a partir da parte inferior direita e 1 1/2″ para baixo a partir da parte superior esquerda. Em seguida, use uma serra (eu usei a minha serra de fita) para cortar ao longo dessa linha diagonal.




2×6:
Use uma das peças de compensado para traçar a linha diagonal em um 2×6 e, em seguida, corte-a.




Construindo suportes de prateleiras cantileveres
Para montar os suportes, usei madeira de refugo e um pequeno pedaço de 2×2 como suporte para manter os lados uniformes e mover o centro para frente exatamente 1 1/2″.
- A parte superior da prateleira está plana e todas as três peças estão niveladas na parte superior. (Os suportes estão de cabeça para baixo durante a construção).
- Espalhe generosamente cola nas laterais da madeira compensada e pressione-as contra o 2×6
- pregue tudo junto para que as coisas fiquem no lugar e deixe a cola endurecer.


Usar muitos pregos de calibre 16 ou 18 provavelmente seria suficiente, mas gosto de acrescentar grampos ou parafusos para garantir que as superfícies estejam em contato muito bem enquanto a cola assenta. Eu não tinha grampos suficientes para manter 19 suportes juntos, então usei muitos parafusos de 2 1/2″.


Aqui está uma visão de perto de como o suporte será fixado na presilha da parede.


Use uma serra de esquadria para cortar as extremidades pontiagudas do 2×6, depois que os suportes forem construídos.


Fixação das presilhas 2×2 na parede
Fixei minhas presilhas de 2×2 nas vigas com parafusos lag. O espaçamento das vigas em meu porão é de 24″ e fixei um grampo de parede em cada uma dessas vigas. Com meus tetos de 10′ de altura no porão, tenho bastante altura para três fileiras de prateleiras. Instalei as presilhas a 24″ do teto.


Instalação de suportes de prateleiras
Pressione os suportes sobre a presilha da parede de modo que fiquem bem ajustados à parede e, em seguida, prenda-os à presilha. Passe parafusos de 3″ através de ambos os lados da madeira compensada do suporte na presilha de parede 2×2. Usei de 2 a 3 parafusos em ambos os lados.


Adicionando prateleiras na parte superior dos suportes
Eu tinha três folhas de OSB ocupando espaço na garagem, então usei isso, embora preferisse madeira compensada. Essa parede tem 12′ de comprimento, então tive que fazer uma emenda na prateleira. Isso não é um problema, se o senhor se certificar de que a costura está em um suporte. O comprimento de cada peça da prateleira será determinado pelo espaçamento das presilhas da parede. Fiz minhas prateleiras com a mesma profundidade dos suportes.


Fixei as prateleiras nos suportes com parafusos de 1 1/2″, acrescentando a parte superior da prateleira a cada fileira de suportes à medida que descia pela parede.


A prateleira superior ficou nivelada contra a parede, mas cada fileira subsequente teve de ser entalhada em torno das presilhas da parede.
Instalei os suportes e, em seguida, coloquei o material da prateleira no lugar para marcar a localização das presilhas, usei uma serra de vaivém para cortar os entalhes e, em seguida, instalei a prateleira.


O senhor pode configurar suas prateleiras para melhor atender às suas necessidades. Deixei espaço para minhas escadas e ainda há espaço no chão para carrinhos de ferramentas, bicicletas e muitas outras coisas.


Levei dois dias para construir essas prateleiras de garagem e gostaria de ter feito isso há seis anos.

