Originalmente, eu construído e terminou a bancada da despensa em minha oficina. Fiz o acabamento com óleo de tungue e ficou lindo! Em seguida, comecei a construir e pintar o restante da despensa… em cima da linda bancada. Ela foi ficando cada vez menos bonita à medida que isso acontecia. É claro que não posso ter uma bancada que não seja bonita na minha nova despensa, então tive que refazê-la. Estou consertando-a há cerca de 3 semanas e estou contando.
Repintura de bancadas de madeira
Tive que lixar um pouco para remover todos os respingos de tinta e as superfícies manchadas de tinta onde peças pesadas pintadas haviam sido arrastadas sobre o balcão.
O lixamento removeu a tinta, bem como parte do acabamento de óleo de tungue E parte da mancha/tintura, tornando a coloração realmente irregular. Algumas partes estavam praticamente nuas.
Então, tive de uniformizar a coloração. Usei um ou dois corantes em gel porque o corante em gel é uma mistura de corante, poliuretano e “outras coisas”. Ele não é absorvido pela madeira – ele cria uma superfície.
Apliquei uma ou duas camadas de ZAR Moorish Teak. Usei um pincel e um pano. Limpei o excesso. Passei mais pincel nas áreas em que o produto estava nu. A aparência ficou bem uniforme. Em seguida, deixei secar completamente.
Estava MUITO vermelho.Em seguida, apliquei uma camada de de ZAR Black Onyx. Melhor.
E depois outra. Muito melhor!
(O senhor notou a mancha em todo o beadboard branco? Decidi que seria mais fácil passar fita adesiva no balcão mais tarde e retocar a pintura do que passar fita adesiva no beadboard – que é irregular e inevitavelmente permitirá que o stain vaze de qualquer maneira. Mas, cara, eu espalhei o stain por toda parte!)
Tive que cobrir tudo isso com poliuretano. Não pude usar um verniz porque não posso pulverizar neste cômodo minúsculo. Não podia usar óleo de tungue porque a compatibilidade do óleo de tungue com o stain em gel é questionável. Achei que o poliuretano era minha única opção “segura”… embora eu seja inexperiente na arte.
Primeiro tentei aplicar o produto com pincel e ele ficou muito grosso. Então, deixei secar e depois lixei. Lixei à mão porque não queria lixar minha coloração novamente.
Depois de lixar, aspirei e limpei a bancada com álcool mineral e comecei novamente.
Dessa vez, misturei 40% de álcool mineral para diluir o poliuretano e, em seguida, passei um pano em vez de escovar. Funcionou muito bem! Passei o pano camada após camada após camada. Dia após dia, após dia.
Mas foi muito mais lento do que parece. Choveu durante toda a primeira semana, então a umidade retardou o tempo de secagem. Esperei um dia entre as demãos. Depois ficou muito frio, o que afetou o tempo de secagem. Continuei a esperar um dia entre as demãos.Eu aplicava cerca de 3 ou 4 camadas e depois lixava porque, embora parecesse bom, não parecia bom. Sempre há um pouco de areia, poeira ou bolhas de ar que ficam lá dentro.
Então, eu lixava, limpava e passava uma demão, uma demão, uma demão.Isso estava começando a parecer parte da minha rotina diária … que nunca acabava.
Toda vez que eu pensava: “É isso! Esta é a última camada!” Depois que secava e eu passava a mão sobre ela, sentia um pequeno “algo que não estava bom”.
Nesse momento, comecei a lixar com água. Li que era preciso esperar dois dias antes de lixar poliuretano com água, então foi isso que fiz. Nunca havia lixado poliuretano com água antes. O Google é ótimo.
Comecei com uma lixa de grão 600 que eu tinha na loja. Não é uma lixa úmida/seca, mas eu a utilizo mesmo assim.
Mas encomendei alguns almofadas de lixa de micro-malha também porque eu queria levar a sério esse negócio de lixamento úmido. O número de grãos é significativamente maior, mas li que esses números são um pouco exagerados. Por exemplo, a micro malha de 1500 grãos é equivalente ao meu grão 600 de lixa para madeira. (Ninguém gosta de facilitar as coisas para o consumidor, não é?)
Comecei com a 1500…
e trabalhei em todo o meu lote de almofadas de micro-malha.
Eu tenho 9. Isso foi muita graxa de cotovelo.
Usei água com detergente de louça para “lixar úmido” e, assim que terminei, limpei todos os resíduos úmidos de sabão e areia.
E não me surpreendeu o fato de eu não ter alcançado nenhum nível de brilho ou lustro. Embora esse fosse o objetivo.
Nesse ponto, decidi que teria que passar mais algumas camadas de poliuretano e ficar feliz com o acabamento absolutamente lindo que descobri como conseguir e pare de sentir os solavancos!
Então, por que não tentar mais algumas coisas? Porque eu vou começar de novo, basicamente, quase de qualquer maneira!
Usei uma lã de aço 0000 e esfreguei um pouco de Turtle Wax. (‘Porque essa é outra coisa que o Google me disse para fazer).
Decidi que estava cansado de esfregar esses acabamentos à mão, então peguei meu orbital e tentei!
Como cuspir no fogo – isso não fez nada.
Em seguida, peguei o cera em pasta.
A cera não deu nenhum tipo de brilho. Tenho certeza de que apliquei uma quantidade muito grande e estava muito frio, então ela não secou de verdade, apenas endureceu. Ela ficou pegajosa quando tentei polir, embora parecesse turva. Provavelmente foi o gelo.
Limpei toda a cera com álcool mineral.
E como eu tinha trazido a orbital – e a usei quando já estava um pouco além de estar um pouco irritado, tive que trazer mais Black Onyx para cobrir alguns pontos onde cortei durante todo o processo que acabei de contar aos senhores.
Portanto, amanhã começarei a aplicar poliuretano novamente… Quem diria que refinar bancadas de madeira daria tanto trabalho? Depois eu conto para o senhor como ficou o resultado.