Tenho muitas latas pequenas de stain em uma infinidade de cores. Quando estou pronto para tingir um novo projeto, geralmente pego todas as latas porque não consigo me lembrar, pelos rótulos, de qual cor é um marrom mais profundo, qual se inclina mais para o vermelho ou dourado ou verde etc. Por isso, decidi facilitar um pouco a minha vida profissional e fazer um leque de cores de stain para que eu pudesse ver como todas as minhas cores de stain ficam no pinho. Porque o pinho é geralmente o que eu uso se estiver tingindo e não pintando.
Ainda é importante testar o stain na madeira do projeto (de preferência em um pedaço de madeira) para ver como essa madeira específica vai absorver a cor, mas a amostra de cor me indicará quais latas devo pegar em vez de todas elas. Seja qual for a madeira que o senhor usa para seus projetos, é a que deve ser usada para as amostras de cores. Esse deck de cores é para madeira macia barata (ou seja, abeto, pinho branco, abeto de Douglas). Usei um pacote de palitos de madeira que tinha em mãos. Os abaixadores de língua, palitos de picolé ou calços provavelmente funcionarão bem para dar ao senhor uma ideia de como as cores do stain ficarão no pinho.
Abri cada lata, apliquei o stain em um palito, fechei a tampa e coloquei o palito em cima da lata para secar. Repita 100 vezes. 🙂 O senhor pode fazer isso?
Depois que o stain secou, usei um marcador de ponta fina para escrever as informações da lata no bastão.
A propósito, meu stain favorito atualmente é fabricado pela ZAR.
Eu queria colocar todas as minhas amostras de cores em um anel, então precisava fazer furos. Pensei em prender o feixe com fita adesiva e fazer todos os furos de uma vez. Tentei furar perto da extremidade e metade das varas se partiu. Então, tentei em um novo local. Algumas das varetas se partiram novamente.
Cortei as evidências de minha primeira tentativa fracassada depois de transferir todas as informações para um novo local.
Só que descobri que as varetas eram muito grossas para caber no anel que eu tinha. Peguei um rolo de fita adesiva e enrolei as extremidades das varetas com cerca de 3″ de comprimento extra de fita nas extremidades. Usei um furador inteiro para fazer meu terceiro conjunto de furos! Desta vez, na fita adesiva. 🙂 O senhor não precisa fazer isso.
O comprimento extra da fita permitiu que todos os palitos coubessem em um anel e, além disso, é muito divertido!
Agora tenho o meu leque de cores de stain pendurado na minha loja, bem ao lado da prateleira onde guardo o stain e a tinta… para a qual preciso construir um organizador, pois está uma bagunça!