

Se há uma coisa que eu tenho mais do que sei o que fazer com ela, é a sucata de madeira. Estou sempre tentando me livrar de restos de madeira. Meu marido e eu não podemos simplesmente jogá-la fora. Então, peguei uma das tábuas 2×6 e alguns tubos de ensaio que sobraram de um projeto no verão passado e decidi fazer alguns vasos.


Etapa 1
Comecei esboçando uma forma divertida na madeira e depois marcando minhas linhas de corte finais.


Etapa 2
Como a borda inferior da tábua era arredondada, a primeira coisa que fiz foi cortá-la. Tirei menos de 1/4 de polegada com a serra de fita. Isso pode ser feito com uma serra de mesa, uma serra circular ou uma serra de recortes. Acontece que eu adoro a serra de fita.


Etapa 3
Em seguida, cortei o formato do meu vaso. Isso também pode ser feito com uma serra de recortes, mas siga as dicas abaixo se o senhor usar uma serra de recortes.


Como a lâmina da minha serra de fita é bastante fina, posso fazer cortes curvos com bastante facilidade. A serra de recortes tem uma lâmina mais larga, o que torna esses mesmos cortes curvos mais difíceis. Se o senhor usar uma serra de recortes, precisará fazer cortes em relevo. Está vendo as linhas laranja abaixo? Primeiro, o senhor cortará linhas retas até a borda do vaso! Então, quando cortar a borda do vaso, a lâmina não ficará presa e o senhor poderá seguir a curva do corte com mais precisão.


Etapa 4
Depois que o vaso foi cortado, precisei encontrar o centro da parte superior para saber onde furar. A maneira mais fácil de fazer isso é desenhar uma linha reta a partir dos cantos opostos.


Etapa 5
Em seguida, calculei o tamanho da broca que eu precisava. Era uma broca de 5/8″, pois o tamanho dos meus tubos de ensaio era apenas um pouco maior que 1/2″. Em seguida, calculei a profundidade. Como tenho uma furadeira, usei o limitador de profundidade que me impede de perfurar mais do que o desejado.
Se não tiver uma furadeira, o senhor ainda pode usar uma furadeira manual elétrica, mas eu recomendaria um gabarito que permita manter a furadeira perpendicular para que os tubos de ensaio fiquem no vaso em linha reta para cima e para baixo. Quanto à profundidade, um truque que meu marido me contou é prender a broca com fita adesiva na profundidade em que a senhora deseja parar. Muito genial!


Etapa 6
Ao perfurar, certifique-se de fixar o vaso por motivos de segurança. Ao projetar o formato do vaso, o senhor deve ter isso em mente.


Etapa 7
Depois que o vaso foi cortado e perfurado, comecei a lixar. Gosto muito de usar blocos de lixa. Eles ajudam muito. Isso facilita muito o lixamento das curvas e evita que minhas mãos sintam o calor da fricção. Tudo o que o senhor faz é cortar a lixa e segurá-la em torno do formato do bloco de lixa que está usando.


Etapa 8
Lixei começando com lixa 80 e passando pelas lixas 150 e 220. Depois disso, usei um pano de microfibra levemente úmido para limpar o vaso. Em seguida, colei as laterais do vaso com fita adesiva.


Etapa 9
Para obter o efeito de pintura ombre, comecei pintando todo o vaso de branco.


Para o azul, comece com leves borrifadas de baixo para cima. Uma passada de cada vez, para frente e para trás, levantando levemente até chegar ao visual ombre que a senhora deseja.


Etapa 10
Depois que a tinta secar, remova a fita adesiva e aplique uma camada de verniz em toda a peça para evitar que a madeira absorva água quando o senhor colocar o tubo de ensaio com as flores. Em seguida, o senhor pode se afastar e admirar seu trabalho manual.




A senhora pode pensar que já terminou, até que um marido como o meu sugira uma ideia ainda melhor para um vaso caprichoso, como uma baleia. Odeio admitir, mas adorei a ideia e tive que executá-la imediatamente!


Adoro como as flores se parecem com o spray da baleia. Também adoro os meus dois vasos e espero que o senhor tente fazer um para si.


Obrigado por me receber, Sandra!
Sandra falando agora:
Estou muito animada em trazer a Erin como colaboradora regular aqui no Sawdust Girl, ela é muito talentosa! Não deixe de clicar em A energia criativa de Erin para mais tutoriais e projetos criativos!