Tomei uma decisão. Não vou ficar escravo de um fogão quente neste verão. Muitas vezes subestimo a utilidade da minha panela de cozimento lento e realmente não penso nela como algo que eu use, a não ser para assados, sopas e ensopados. Mas deixe-me dizer aos senhores que mudei de opinião. O momento AHA ocorreu na semana passada, quando eu estava do lado de fora, aproveitando o clima de 80 graus e a noite mais longa, e temendo a ideia de entrar em casa para cozinhar. Percebi que minha atitude preguiçosa só iria progredir durante o verão, então comecei a procurar receitas mais leves e fáceis para cozinhar em fogão lento. Coisas que ficariam ótimas com uma tigela de frutas ou que poderiam ser combinadas com uma salada para um jantar rápido e sem complicações. Dessa forma, posso ir ao parque, à piscina ou fazer jardinagem e saber que o jantar está pronto e esperando quando estivermos. Estou muito empolgada com isso, e talvez muitos dos senhores pensem: “Duh, garota, é assim que eu sempre cozinho”, mas às vezes sou um pouco lenta…
Em homenagem ao Slow Cooker Summer, gostaria de compartilhar com os senhores uma das minhas novas refeições favoritas na panela elétrica.
Molho à bolonhesa de cozimento lento
Este farto molho italiano à bolonhesa é perfeito para qualquer massa.
- 2,5 lb. de carne moída ou peru
- 1 – Cebola (finamente picada)
- 2 – Dentes de alho (finamente picados)
- 3 – Cenouras (raladas)
- 1/2 xícara de abobrinha (ralada)
- 2 litros de tomates cozidos
- 1 xícara de leite
- 2 xícaras de suco de maçã
- 1/2 xícara de manjericão fresco
- 1 T. de sal
- 1/4 colher de chá de noz-moscada
- 1 colher de chá de pimenta
- 1/4 de xícara de azeite de oliva
1. Aqueça o óleo e adicione o alho, a cebola, a cenoura e a abobrinha. Cozinhe e mexa por 1-2 minutos.
2. Adicione a carne moída à panela e cozinhe até dourar. Retire a gordura.
3. Adicione o suco de maçã e os tomates à panela e cozinhe em fogo brando por 30 minutos.
4. Acrescente o leite, tempere com sal e pimenta, noz-moscada e manjericão. Cozinhe em fogo baixo por 3 a 4 horas, até que a maior parte do líquido seja absorvida.
5. Sirva com a massa de sua preferência.
Molho à bolonhesa é apenas uma maneira italiana sofisticada de dizer molho de carne. Mas não deixe que isso o leve a pensar que se trata apenas de hambúrguer com marinara. Não, não, não. Esse molho à bolonhesa é rico, cheio de legumes, doce e salgado, e leva sua massa a um nível totalmente novo. Basta colocá-la em uma panela, deixá-la ferver durante toda a tarde e depois servir com seu macarrão favorito. Guarde as sobras e faça lasanha com ela… Que delícia. A senhora não vai se arrepender do tempo que gastou para fazer essa bolonhesa, e ela fará com que até o comedor de macarrão mais pão-duro se torne um amante de macarrão… basta perguntar ao meu marido.
Feliz dia de verão preguiçoso!