Hoje, Jessica, da Projetos This Too está aqui para nos mostrar como fazer uma capa de tecido para assento de carro. Esse seria um ótimo presente para um chá de bebê, para o Natal ou para a primavera que se aproxima! Jessica é mãe de cinco filhos e ainda encontra tempo para fazer artesanato e também um pouco de carpintaria!
Antes de mais nada, gostaria de agradecer à Sandra por me incluir nesta série! Já faz algum tempo que estou vivendo indiretamente por meio do blog dela e mal posso esperar para me aventurar e fazer um pouco mais de serragem para mim mesma – para desgosto do meu marido!
Todo esse projeto começou quando me deparei com este site enquanto procurava ideias de presentes para bebês. Tenho uma doença terrível e incurável que me faz pensar que posso fazer praticamente qualquer coisa que eu possa comprar. Desta vez, não foi exceção. Aqui está uma das capas que consegui fazer e realmente foi fácil!
Lista de materiais da capa de tecido para assento de carro
O que o senhor vai precisar:
- Máquina de costura
- 1 ½ jarda do material principal (tecido A)
- 1 ½ jarda de material contrastante (tecido B)
- Velcro costurável
- Linha
- Pinos retos
- Tesouras
- Marcador de tecido solúvel em água ou ar
- Fita métrica
- Borda reta
- Enfeites (botões grandes, fitas, tecido para ioiôs, etc.)
Não é necessário, mas é bom ter:
- Esteira rotativa
- Régua rotativa
- Cortador rotativo
- Serrote e linha
Vamos começar.
Etapa 1
Primeiro, trabalhando com o tecido principal (tecido A), coloque-o de frente para o senhor e decida como quer que a capa fique. A capa terá aproximadamente 34″ de largura x 42″ de comprimento. O material tem um padrão distinto ou isso não importa? O meu tem um padrão bonito de pássaros, e eu queria ter certeza de que ele estava na vertical e reto.
Coloque o material com o lado errado para cima. Agora, dobre um lado (o comprimento) em 19 polegadas. Alise tudo e certifique-se de que esteja reto.
Etapa 2
Neste ponto, precisamos desenhar nosso retângulo. Para isso, é necessário ter uma borda reta e uma régua rotativa é muito útil.
Meça 17″ a partir da dobra na parte superior do material e em vários pontos ao longo do comprimento do tecido, fazendo marcas com o marcador solúvel em água/ar. O comprimento total será de 42″, portanto, continue fazendo as marcas no tecido até chegar lá.
Ligue os pontos quando tiver todas as marcas no lugar e certifique-se de que tudo esteja quadrado – em cima e embaixo.
Etapa 3
Agora, o senhor deve fazer os cantos arredondados na parte superior e inferior.
Na parte topo, meça a partir do canto que o senhor desenhou de volta para a dobra 10″ e faça uma marca. A partir da mesmo canto, medir para baixo 10″ e faça uma marca. Agora o senhor terá uma borda arredondada à mão livre entre essas duas marcas.
Etapa 4
A parte inferior também precisa de uma borda arredondada. É o mesmo processo, apenas uma pequena diferença nas medidas. A partir do canto inferior, medida de volta à dobra 10″ e faça uma marca. Novamente, a partir da canto inferior, medir 14″ ao longo da linha que o senhor fez e faça uma marca. Agora, comece a fazer a curva com a mão livre para conectar as marcas que o senhor acabou de fazer.
Etapa 5
Prenda com alfinetes ao longo das linhas que o senhor desenhou no tecido para evitar que ele se desloque durante o corte. Agora corte e o senhor deverá obter o seguinte resultado.
Etapa 6
Agora vamos marcar os locais das correias.
Meça 18 ½” para baixo ao longo da dobra e faça uma marca com a caneta para tecido. A partir dessa marca, meça mais 3″ e 5 ½ ” marcando cada local. Desenhe uma linha conectando essas duas marcas.
Repita o procedimento no outro lado da dobra.
Etapa 7
Certo. O senhor se lembra daquele metro e meio de tecido contrastante (Tecido B)? Agora é a hora de tirá-lo de lá.
Coloque-o como o senhor fez com o tecido principal A: lado avesso para cima, dobre cerca de 19″ e alise. Vamos usar a peça que já medimos e cortamos do Tecido A como nosso padrão para cortar o Tecido B.
Alinhe as dobras dos dois tecidos e alise o Tecido A (a peça do molde) sobre o Tecido B. Prenda o Tecido A no lugar com alfinetes.
Agora corte.
Etapa 8
Solte todos os grampos e separe o Tecido A do Tecido B.
Coloque o Tecido B em uma superfície plana com o lado avesso para cima. Coloque o Tecido A com o lado direito para cima sobre o Tecido B, formando uma espécie de sanduíche de material.
Etapa 9
Prepare seus pinos para a próxima etapa.
Começando no centro e indo até as bordas, o senhor vai alfinetar e alisar, alfinetar e alisar, alfinetar e alisar até que tenha usado todos os alfinetes que possui. (Pelo menos é o que vai parecer ao final desta etapa.) O ideal é que as duas peças de material se encaixem perfeitamente.
Faça uma verificação rápida ao redor das bordas para ter certeza de que é esse o caso. Se não for o caso, fixe novamente nessa área ou, na pior das hipóteses, pegue a tesoura e faça um pequeno corte. Deixe isso de lado por alguns minutos.
Etapa 10
Agora vamos passar para as tiras que manterão a capa no lugar na alça do assento do carro.
Com as sobras de tecido de A e B, o senhor precisará cortar 2 retângulos de 3″ x 7 ½” (totalizando 4 retângulos). Esse é outro momento em que as ferramentas do Rotary serão úteis, mas o senhor pode passar sem elas.
Etapa 11
Coloque um tecido A e um tecido B com os lados direitos juntos e faça uma costura de ¼” ao redor, deixando uma pequena abertura para virar. Corte os cantos e vire.
Depois de virar a tira com o lado direito para fora, faça um pesponto ao redor das bordas. Certifique-se de fechar a abertura da curva à medida que avança.
Passo 12
Em seguida, vem o velcro. Eu apenas calculei o comprimento necessário, segurando-o na extremidade de cada tira e cortando-o em seguida. Neste ponto, a senhora precisará decidir se quer que o material contrastante fique à mostra ou se quer que o tecido principal fique à mostra nas alças. Isso é apenas uma questão de preferência pessoal. Quando o senhor decidir isso, o velcro poderá ser preso às tiras.
Por alguma razão, ter o lado do “gancho” na parte superior e o lado do “laço” na parte inferior faz mais sentido para mim. (O tecido A estará à mostra no meu, com o tecido B do lado de dentro.) Mais uma vez, não há realmente um certo ou errado nisso.
Mas lembre-se! O senhor precisa ter um na frente e um no verso para que as alças funcionem corretamente. Brinque um pouco com ele e tenha uma ideia de como as alças se prenderão. Isso deve lhe dar uma ideia melhor de como o senhor quer que funcione.
Etapa 13
Agora, o senhor deve marcar as correias para prendê-las à tampa. Aqui está um lindo diagrama desenhado à mão para mostrar aos senhores onde fazer as marcas. (Sarcasmo pesado, mas o senhor entendeu a ideia).
Faça isso na frente e atrás das duas alças.
A linha superior das tiras será seu guia para o posicionamento na capa. O senhor se lembra das linhas que desenhamos na capa com 18 ½” no meio e 3″ acima? Encontre essas duas linhas e combine com a linha superior de cada tira. Prenda as tiras no lugar com alfinetes, certificando-se de que ambas estejam retas. As tiras tortas não servem!
Etapa 14
Agora, costure as tiras no lugar.
Etapa 15
Há várias maneiras de fazer o acabamento de uma dessas capas. Eu optei por fazer uma bainha enrolada na minha, mas sei que nem todo mundo tem uma máquina de costura disponível.
Aqui estão algumas outras ideias.
Use fita viés ao redor da borda. Isso dará à capa uma aparência bem polida. O senhor pode fazer a sua própria fita ou comprá-la em uma loja de tecidos como a Joann’s ou a Hobby Lobby. Se o senhor optar por fazer a sua própria fita, lembre-se de comprar tecido suficiente para fazer isso.
Outra ideia é costurar a capa com os lados direitos juntos, deixando um orifício para virar e, em seguida, costurar as bordas. Isso seria uma mudança no início de todo o processo, portanto, o senhor teria de tomar a decisão com antecedência.
Etapa 16
Esta é sempre a parte mais divertida de um projeto para mim e, às vezes, também a mais angustiante. Aqui estão dois exemplos do que fiz para dar às tiras uma aparência mais acabada.
Tudo o que o senhor precisa é de um círculo de tecido, um yoyo de tecido e um botão grande! Agora o senhor tem um simples laço de fita de gorgorão.
Nada muito complicado, mas ambos adicionam um pouco de algo para finalizar.
Ufa! Acho que é isso!
Boa sorte! E se o senhor tiver alguma dúvida, fique à vontade para contato me.