Como dobrar Moldagem
Ocasionalmente, o senhor precisa fazer com que a moldagem se curve em torno de uma curva bastante acentuada. Infelizmente, o perfil de moldagem que o senhor precisa combinar nem sempre vem em moldagem flexível e, às vezes, a versão em madeira é 1/4 de polegada mais curta do que a versão em MDF, e é muito caro fazer pedidos especiais de moldagem flexível personalizada.
Como dobrar molduras
Não se preocupe, com algumas horas e uma serra de mesa, o senhor pode criar uma moldura perfeitamente (bem, suficientemente perfeita) curvada.
Esse é um contorno de banheira que eu queria envolver com placa de miçangas, colocar na base e, em seguida, cobrir com a parte superior do rodapé. Seria muito simples, alguns metros de moldagem flexível não custariam muito e o detalhe adicional do contorno enfatizando o formato da banheira ficaria lindo!
O bead board foi colocado, sem problemas. Foi então que descobri que não havia moldagem flexível ou moldagem de madeira que funcionasse. A moldagem flexível, como o nome indica, foi feita para ser dobrada, e as molduras de madeira podem ser dobradas com bastante facilidade se o senhor as molhar e for paciente, mas o MDF não vai dobrar além da pequena flexão que se pode sentir. Eu sei, eu tentei! Molhar, vapor, pressão gradual, não acredite em tudo o que o senhor lê na Internet!
Não vai acontecer. O senhor pode mandar fresar o molde flexível para perfis personalizados, mas isso é muito caro! Então, fiz mais algumas pesquisas e decidi que o corte seria minha melhor opção. O senhor pode acreditar em algumas das coisas que lê na Internet.
A parte inferior do rodapé é apenas um espaço em branco (retângulo simples, sem perfil), portanto foi a mais fácil. Fiz cortes a cada 1/4 de polegada que tinham cerca de 1/8 de polegada para cortar o outro lado. Usei a proteção da lâmina como marcador e isso me permitiu obter cortes realmente uniformes (ótimo tutorial em vídeo se o senhor estiver interessado).
Adesivo, alguns pregos e, em seguida, calafetei a parte superior para preencher os espaços vazios do kerf. As coisas estavam melhorando.
Agora, para a moldagem, esse foi um desafio muito maior porque o perfil não permite cortes profundos. Fiz vários cortes práticos até encontrar a profundidade que fosse a maior possível sem romper o perfil. Isso adicionou muita flexibilidade ao molde e funcionaria bem para uma dobra moderada, mas minha circunferência precisava de muita flexibilidade, de modo que, quando a apliquei no contorno, ela se rompeu.
De volta à serra de mesa, dessa vez fiz novos experimentos até encontrar a profundidade e a distância que eu poderia cortar na parte mais grossa do molde. Em seguida, fixei uma tábua na serra de mesa para servir de batente e fiz um segundo conjunto de cortes, dessa vez apenas na parte mais grossa do perfil do molde.
Sim, funcionou, pelo menos na maior parte do tempo. Acabei tendo algumas fraturas por estresse onde o molde rachou, mas como estava preenchendo muitos buracos de pregos de qualquer maneira, apenas preenchi e lixei as rachaduras junto com eles.
A maneira pela qual consegui obter resultados realmente suaves foi preencher e lixar todas as imperfeições até que eu não pudesse mais senti-las (se o senhor puder senti-las, certamente conseguirá vê-las). Em seguida, aplique um primer lixável. Observe atentamente e provavelmente encontrará mais pontos que precisam ser preenchidos ou lixados. Repita esse processo até que o senhor esteja satisfeito e, em seguida, pinte.
Portanto, acabou sendo mais trabalhoso do que eu havia planejado, mas estou muito feliz com o resultado final. É um detalhe muito bonito no quarto.
Agora só preciso terminar de instalar a pia, terminar a penteadeira e os armários, pendurar espelhos e luminárias, dar a última demão no piso, calafetar…….
Sim, ainda há muito a ser feito, mas até agora está ficando lindo. Caso o senhor queira guardar esse pequeno truque em seu futuro arquivo de “tarefas a fazer”, aqui está uma pequena e bonita imagem do Pinable.
Sinta-se à vontade para compartilhar.