Essa pergunta já me foi feita milhares de vezes, então achei que um post especial seria necessário!
Por que construí metade do armário com MDF e a outra metade com compensado?
Primeiro, o MDF é minha primeira opção de material para armários pintados. Ele é liso e reto, não empena (a menos que o senhor o molhe) e tem uma pintura linda. Mas é MUITO PESADO! Tive que levantar e carregar todas as peças de MDF e, depois de montar os armários, tive que levantar o armário para colocá-lo de pé. Isso foi demais. Então, depois de montar a primeira metade do meu closet, minhas costas me obrigaram a fazer uma mudança.
(O motivo pelo qual não mudei depois de apenas alguns armários é que cortei as peças de TODOS os armários do primeiro lado de uma só vez antes de começar a montar).
O compensado que escolhi não recomendo e nunca mais usarei em nenhum armário bonito. Oficina, tudo bem. Casa, não! Era barato e liso de um lado, então comprei, mas algumas das chapas estavam empenadas, o que só percebi depois de tê-las em casa e cortá-las, então só empurrei para a frente, mas foi uma dor!
É compensado lixado… que é pinho… que é macio. Tem um folheado liso e sem nós em um lado e o outro lado tem nós e é áspero, o que não importa nessa situação, pois nenhuma das partes externas fica visível no final.
A madeira compensada é MUITO mais leve do que o MDF, portanto é uma boa opção para gabinetes GRANDES. Normalmente, escolho um compensado de grau de gabinete, como o de bétula, que tem um folheado bom, duro e liso em ambos os lados. O compensado de bétula custa cerca de US$ 45 por folha, portanto, é caro! Foi por isso que optei pelo Sanded Ply!
Então, foi por isso que mudei de MDF para compensado na metade do armário. E, se o senhor não visse todas as minhas fotos de atualização de status, não saberia de nada!