Pessoal, este post é patrocinado pela GRR-RIPPER 3D Pushblock. (Muito obrigado pelo seu apoio!) Se o senhor estiver me seguindo no InstagramNo Instagram, o senhor provavelmente já viu que estou aprimorando meu trabalho no departamento de marcenaria com uma jointer e uma plaina e, sem dúvida, já viu algumas amostras dessa mesa enquanto eu a criava.
Mesa de console contemporânea rústica
A mesa foi uma espécie de experimento. Eu queria testar a capacidade do GRR-RIPPER de me ajudar a cortar tiras finas de madeira, pois essa é uma tarefa que faço O TEMPO TODO (pense em molduras de rosto com miçangas). Com o gabarito/ferramenta/coisa de corte de tiras finas que eu tinha antes, a tarefa era uma dor de cabeça total e não me proporcionava os cortes mais limpos. (Compartilharei minhas ideias sobre isso quando contar os detalhes do processo de construção dessa mesa). Portanto, eu estava muito interessado em ver como os cortes de “tiras finas” seriam fáceis, seguros, limpos e precisos com esse Pushblock 3D – então eu queria criar um projeto que incorporasse tiras finas. Muitas tiras!
Construí essa mesa com madeira de construção barata. Gastei um total de US$ 15 por três tábuas de 2×6. Vasculhei a pilha de madeira em busca de algo interessante e me deparei com um incrível pinheiro manchado de azul! Encontrei um ótimo artigo explicando esse fenômeno, mas se o senhor quiser minha versão resumida, aqui está:
O besouro da montanha do pinheiro ataca a árvore e introduz os esporos do fungo da mancha azul. Os esporos do fungo germinam e se espalham para o alburno, fazendo com que o fluxo de seiva seja bloqueado e a árvore morra. Em seguida, a árvore é colhida para que não seja desperdiçada. Pronto!
Eu queria criar um efeito listrado usando madeira natural, sem o tradicional stain ou tinta. Então, encontrar o Blue Stained Pine foi perfeito! Tudo o que tive de fazer foi cortar várias tiras de larguras variadas em cada cor para ter muitas opções para brincar ao criar meu design.
Revisão do GRR-RIPPER
O GRR-RIPPER 3D Pushblock foi perfeito para esta tarefa.
A parte inferior do pushblock é super aderente, de modo que não desliza sobre a madeira. Um dos lados tem 1/4″ de largura, o outro tem 1/2″ e o suporte do meio pode ser ajustado para deixar a lâmina de serra livre. O suporte de equilíbrio em forma de L pode ser removido ou adicionado a qualquer um dos lados. Há um acessório diferente que permite que o senhor faça cortes tão finos quanto 1/8″. Muitas configurações para acomodar vários cenários.
O suporte de equilíbrio ajustável em forma de L desce até a superfície da serra de mesa para manter o bloco de empurrar nivelado ao rasgar pedaços menores de madeira. Não há inclinação ou balanço, apenas firmeza e solidez. Eu gosto muito desse recurso.
Achei esse recurso de “braço suspenso” especialmente útil ao cortar cortes chanfrados. Quando a lâmina da serra é chanfrada, é sempre mais difícil manter a madeira presa à cerca e evitar que ela se afaste na direção da inclinação da lâmina. O GRR-RIPPER manteve a madeira reta e verdadeira – na cerca e, por sua vez, na lâmina -, de modo que pude usar os dois lados do meu corte chanfrado.
Além disso, sem uma proteção de lâmina, meu velho bastão de empurrar fazia um bom trabalho ao empurrar a madeira para a lâmina, mas não fazia nada para aplicar pressão para baixo enquanto estava sobre a lâmina. Especialmente com peças menores, seria necessário adicionar uma tábua de penas ao cercado para aplicar essa pressão para baixo, mas não tenho nenhum tipo de tábua de penas que funcione com o meu cercado e nunca tive tempo de fazer uma sob medida. (Quem tem tempo?)
Portanto, problema resolvido. O GRR-RIPPER empurra a madeira através do corte ENQUANTO aplica pressão para baixo.
E já que estamos falando de protetores de lâmina (mais ou menos), gosto de usar meu protetor de lâmina sempre que possível. É um recurso de segurança adicional, além de permitir que eu colete mais serragem no meu coletor de pó em vez de no chão! Mas nem sempre é possível usar o protetor de lâmina. O protetor em si ocupa espaço e atrapalha quando quero fazer cortes finos. E mesmo quando tenho espaço suficiente para empurrar a madeira pela abertura minúscula, nunca há como passar a vara de empurrar o suficiente para que eu tenha que me esticar e puxar a madeira pelo resto do corte – o que é incômodo, se não inseguro, e nem sempre produz o corte mais limpo.
Portanto, para cortes finos, Eu realmente gosto do GRR-RIPPER. Por exemplo, quando estou arrancando meu 1/4″. para molduras de rosto! (Mas isso eu mostrarei aos senhores em outra ocasião).
Como construir uma mesa de entrada contemporânea rústica
Já sabemos que usei o GRR-RIPPER 3D Pushblock para rasgar um monte de tiras finas das duas cores de 2×6 comuns. Cortei tiras de larguras variadas e cortei muito mais do que precisava para ter muito com o que brincar enquanto criava meu design. Finalmente, decidi pela configuração certa.
Em seguida, colei minhas tiras em duas seções gerenciáveis. Em seguida, colei essas duas seções. Durante a colagem, há muito escorregamento e deslizamento, de modo que acabei com uma superfície irregular, sem mencionar as gotas de cola.
Normalmente, eu teria raspado a cola com um raspador e depois lixado por horas e horas para obter uma superfície nivelada, mas como acabei de comprar uma jointer, coloquei esse bebê em uso. Adorei a juntadeira! Mas não gostei muito dos pequenos blocos de empurrar que vieram com ela. Eles literalmente deslizavam pela superfície da madeira. Eu os joguei fora e optei pelos GRR-RIP BLOCKs que a MICROJIG me enviou.
Eles funcionaram 100 vezes melhor do que as pequenas que eu joguei fora! (Também as usei com minha mesa de roteador para passar as contas da estrutura da face, o que foi incrível – mas também para outro post em uma data posterior).
Juntei e aplainei TODA a madeira na mesma espessura antes de começar a construir a mesa.
Nesse ponto, colei as peças para criar a largura total da mesa. EU QUERIA ter uma juntadeira e uma plaina que fossem largas o suficiente para acomodar toda a mesa de 14″, mas isso custaria um milhão de dólares, então, em algum momento, o senhor faz funcionar com o que tem e eu estou entusiasmado com o que tenho.
O tampo da mesa e as pernas são cortados e eu usei espigas soltas para aumentar a resistência das juntas. Um marceneiro de biscuit ou cavilhas funcionariam, ou o senhor poderia usar vários métodos mais técnicos de marcenaria para unir as pernas. Usei meu Festool Domino. Colei todas as superfícies: dentro, fora e em cima. Em seguida, prendo com grampos, baby, grampos!
Como os senhores podem ver nas fotos, acrescentei as pernas em etapas, o que NÃO é a melhor maneira de fazer isso! MAS… originalmente, eu ia fazer um banco, não uma mesa… mas me diverti demais brincando com a marcenaria e a plaina e, na verdade, deixei o material muito fino para um banco! Os senhores sabem que eu gosto de manter a realidade e compartilhar minhas experiências honestas: o bom, o ruim e o feio.
Então, em vez disso, tive que fazer uma mesa porque ela não precisaria da mesma resistência – o que significa que, em vez de cortar UMA perna pela metade e ter duas pernas de bancada, tive que cortar mais tiras finas, tentando combinar as larguras e as cores da melhor forma possível, e simplesmente passar por elas.
Seria muito melhor se o senhor pudesse criar a largura da mesa e depois cortá-la em três partes, chanfrar as juntas e montá-la! Entretanto, trabalhar com peças de madeira de 11′ de comprimento é realmente difícil. Minha mesa tem 5′ de comprimento e as pernas têm cerca de 32″ de altura. Optei por cortar minhas peças um pouco acima do comprimento final antes de rasgar, descascar e colar. Acho que é mais fácil trabalhar com peças mais curtas, mesmo que dê mais trabalho na outra ponta do projeto.
Acabamento
Eu apenas encerei minha mesa, o que não oferece nenhum tipo de proteção duradoura, mas eu queria um acabamento rápido que realçasse a madeira e me permitisse ver como ela ficaria se eu a lubrificasse. Eu estava pensando em escurecê-la primeiro.
Posso remover facilmente a cera com álcool mineral e fazer o acabamento com óleo de tungue, que é meu acabamento preferido. Depois, talvez eu encerasse novamente.
Colocar cera, tirar cera, colocar cera… Aqui está um ótimo artigo do Woodworkers Journal sobre como entender o que é cera. acabamentos com cera e óleo se o senhor quiser encher seu cérebro com muito mais informações sobre esse tópico. O senhor é bem-vindo!
Eu me diverti muito brincando com minhas ferramentas para construir esta mesa e estou muito feliz com o resultado!
Eu dou a GRR-RIPPER 3D Pushblock meu polegar para cima de aprovação.
Este é um post patrocinado! O que isso significa?
Fui contratado para criar um projeto usando o GRR-RIPPER. Minha ideia, meu projeto, meu trabalho, minha técnica e minha voz. Todas as opiniões expressas são minhas, com base em minha própria experiência. Se o senhor presta atenção por aqui, sabe que eu só recomendo os itens/ferramentas/materiais que eu organicamente quiser. Se e quando eu achar que um item é o máximo – eu lhe digo por que e mostro como. É muito importante para mim que os senhores, meus leitores, tenham uma experiência honesta, orgânica e valiosa. Sempre informarei aos senhores quando estiver sendo patrocinada, quer isso signifique que estou sendo paga pelo meu trabalho, recebendo ferramentas ou materiais gratuitos ou sendo reembolsada após o fato. Meu relacionamento com marcas e patrocinadores me permite continuar a criar e compartilhar conteúdo e tutoriais gratuitos e disponíveis para todos. Muito obrigado pelo apoio dos senhores!