A aplicação de concreto nas paredes da minha cozinha para criar um backsplash exclusivo é um dos projetos mais gratificantes que realizei no Lodge até agora. O processo não exige muito esforço físico e o senhor vê os frutos do seu trabalho rapidamente. Com prática, é possível iniciar e concluir um projeto de parede de concreto em um ou dois dias. Levei muito mais tempo do que isso, mas pretendo fazer isso em várias outras paredes, então tenho certeza de que aumentarei meu nível de habilidade a ponto de poder terminar uma parede em menos de uma semana.


Em geral, o backsplash é colocado DEPOIS dos armários e das bancadas, mas eu sabia que esse seria um projeto SUJO, então optei por experimentá-lo antes de construir e instalar os armários.
Procurei na Internet por idades para encontrar um produto de revestimento vertical de concreto que eu pudesse usar em minhas paredes. Apenas algumas opções pareciam adequadas para meu conjunto de habilidades de nível básico e optei pelo Duraamen Skraffino que é misturado com seu primer CP1000 até obter uma consistência muito líquida e ser aplicado em camadas finas.


Depois de tentar vários métodos sem sucesso para colocar esse concreto na parede, fui até a Harbor Freight e comprei uma pistola de funil de US$ 35 que podia operar com meu pequeno compressor de ar. Vencedor!


Preparação da parede
Como eu previa que esse seria um processo muito bagunçado, cobri o piso e as paredes adjacentes e colei todas as tomadas e interruptores de luz com fita adesiva. I DEVERIA ter coberto as válvulas de drenagem e de água, pois elas capturaram excesso de spray e gotejamento suficientes para fazer uma verdadeira bagunça que provavelmente tornará a fixação dos encaixes uma dor de cabeça. Ah, bem.
Em seguida, passei duas camadas de CP1000 para preparar as paredes.


Misturando o revestimento de concreto
Usando um respirador e luvas, adicionei um pouco do CP1000 a um balde pequeno e, em seguida, misturei um pouco de corante de carvão. Nunca medi o corante porque queria que cada camada de concreto tivesse um tom de cinza ligeiramente diferente para adicionar profundidade e textura. Em seguida, adicionei o pó de concreto Skraffino ao líquido e misturei por vários minutos, acrescentando mais Skraffino se a mistura estivesse muito líquida.


Quando a mistura ficou pronta, despejei um pouco no funil. Meu banquinho tem um orifício que comporta martelos, falcões, etc. e foi perfeito para segurar o funil na posição vertical enquanto eu o enchia e, mais tarde, enquanto alisava o concreto que acabara de ser pulverizado na parede.


Aplicação de concreto na parede
Esse processo é bastante semelhante ao revestimento desnatado. (Aplicar o concreto na parede somente com um rolo de pintura foi uma das minhas tentativas malsucedidas). Pulverizei as paredes com Skraffino com o funil e, em seguida, alisei-as com uma espátula mágica.




Depois que a primeira camada estiver seca, o senhor aplica outra. O principal motivo pelo qual escolhi o Skraffino é que ele parece ser bastante infalível. Ele pode ser diluído com mais CP1000 se começar a ficar muito espesso. Se uma seção da parede estiver secando, basta borrifar mais um pouco da mistura úmida e continuar trabalhando até gostar do que vê. Eu poderia selar o balde de mistura e voltar no dia seguinte, adicionar mais CP1000 e aplicar outra camada. Algumas vezes, deixei a mistura por vários dias e voltei para ver um tijolo de concreto no formato do meu balde. Obviamente, há um limite para o tempo de trabalho prolongado do Skraffino, mas não é nada parecido com os 15 minutos que o senhor obtém com alguns produtos para concreto com acabamento de pena.


Minha primeira camada de Skraffino foi “regular”, mas as camadas subsequentes foram “fina” e “superfina” com menos areia. Preferi a superfina porque era muito mais suave. Os graus mais grossos têm areia maior que pode ficar presa na espátula e deixar uma linha de raspagem no acabamento.


Brinquei com a criação de texturas e profundidade. Cada camada tem uma tonalidade ligeiramente diferente, portanto há muita variação de cor. Pulverizei a mistura com um spray mais fino em algumas áreas para que ela deixasse à mostra bolsões da camada anterior. É um processo artístico e o senhor pode continuar aplicando mais e mais concreto sobre as camadas anteriores para mudar o visual até ficar satisfeito.


Vedação
Quando fiquei satisfeito com a aparência e o toque do meu backsplash, selei-o. Encontrar o selador certo foi mais difícil do que encontrar o produto de sobreposição certo. Estou muito confuso sobre por que as empresas criam mil variações diferentes de seladores. Parece que 4 ou 5 seriam suficientes e permitiriam que elas se concentrassem na criação de BOAS informações instrutivas para ajudar os consumidores a selecionar e usar um desses produtos. Apenas uma ideia.
Encomendei um selador da Duraamen, mas eles recomendam que o para obter melhores resultados para seguir com dois produtos seladores adicionais. Comprei várias outras opções de selantes em vários outros lugares e fiz experiências com eles. Comecei com um selador penetrante e depois o cobri com o selador que comprei da Duraamen.




Adoro a sensação da parede, estou satisfeito com a aparência e a maior parte dela será coberta por armários, portanto estou totalmente satisfeito com o resultado final. E essa foi uma boa maneira de experimentar o processo, de modo que agora posso lidar com futuras paredes de concreto com mais confiança.


E por falar em armários de cozinha, saí totalmente da minha zona de conforto nessa cozinha. O senhor acredita que não estou construindo armários Shaker e pintando-os de branco? Eu sei!


Na verdade, a cozinha está quase pronta. As bancadas estão sendo moldadas e tenho alguns detalhes de acabamento para terminar, mas é só isso. Isso é emocionante!