Estou progredindo na despensa e hoje vou mostrar aos senhores como a modelo O senhor transformou uma bancada de madeira em um canto com esquadria e um ângulo torto! Construí minha bancada de despensa com madeira de construção barata (SPF – Spruce, Pine, Fir – “tachas” de construção padrão) porque eu queria um visual desgastado, de “madeira recuperada” e não queria gastar muito.

Construção de uma bancada de madeira
*Eu sempre compro peças bonitas de material 2x (2×4, 2×6, 2×8 etc.) e as mantenho em minha loja para que, quando quiser construir algo com elas, eu tenha um estoque de madeira que teve tempo de secar e se aclimatar à minha casa para que eu tenha que lidar com o mínimo de encolhimento/expansão.
Para essas bancadas, Estou usando uma combinação de vigas 2×4 e 2×6 que selecionei com base em sua aparência.
- Construí minha bancada em quatro seções.
- Fiz o layout de cada seção, dando a mim mesmo comprimento e largura extras para que eu pudesse cortar para caber mais tarde.
- Rotulei cada peça nas extremidades para que eu ainda soubesse o que foi para onde depois de passar cada tábua pelo marceneiro e pela plaina.
- Depois de unir e aplainar a madeira, usei Dominos (como biscoitos, mas mais fortes) para manter as peças no mesmo plano enquanto eu as colava.
Aplico cola no interior do orifício que abrigará os Dominos e ao longo de toda a superfície de cada placa.
Se o senhor não estiver usando espigas ou biscoitos para manter as peças de madeira no mesmo plano, pode haver muito escorregamento e deslizamento, fazendo com que a superfície superior fique irregular. Nesse caso, é mais fácil colar pequenas seções e, em seguida, colar essas seções juntas.
Os Dominos fazem um ótimo trabalho para manter a superfície superior uniforme, então fiz cada seção com uma cola/grampo.
Segui livremente os ângulos do modelo em cada peça para não cortar e desperdiçar muita madeira.
Depois que cada seção estava seca, tracei o contorno do meu modelo em cada seção e cortei onde era necessário.
Em seguida, lixei todo o material. Usei minha Jet drum sander que comprei há quase 8 meses, pela primeira vez! Depois de passar algumas horas mexendo no ajuste fino das configurações.
Foi um GRANDE trabalho! Aquelas peças eram pesadas, grandes e incômodas e minha oficina estava lotada… Mas a superfície ficou muito LISA e uniforme!
Depois de lixar até a granulação 120, colei minhas quatro seções em duas. Usei Dominos e cola novamente.
Tive que pregar blocos angulares nas bordas para dar aos meus grampos algo em que se segurar. Recomendo enfaticamente que o senhor descubra isso antes de aplicar a cola!
Deixei para aparar a última junta bem no final, para o caso de alguma coisa se deslocar ou se assustar durante a colagem das outras partes. Nunca se sabe!
Usei meu serra de trilha para fazer todos os meus cortes “após a montagem”.
Depois de cortar e conferir com o gabarito, Wes e eu levamos as duas seções grandes para o andar de cima para encaixá-las a seco na despensa. Fiz alguns cortes e recortes aqui e ali e, depois disso, o senhor se encaixou como uma luva!
Em seguida, transportamos as peças grandes de volta para a minha oficina para que eu pudesse fazer o acabamento lá, pois estou usando óleo de tungue, que é muito fedorento!
Aqui está um vídeo do processo que ocorreu ao longo de vários dias.
Em seguida, vou terminei minha bancada de madeira com corante solúvel em água e óleo de tungue