Olá, amigas da Sawdust Girl! Parece que faz muito tempo que não estou aqui compartilhando um projeto com todos os senhores! Estou animada por estar de volta e compartilhar alguns conhecimentos excelentes que adquiri recentemente quando a Sandra nos tirou da zona de conforto e nos desafiou a experimentar um novo método de marcenaria!
Em primeiro lugar, devo confessar que, vergonhosamente, sou uma pessoa que fica muito animada para tentar algo novo… mas logo se convence e adia. Então, em algum momento, dias, meses, talvez até anos depois… eu encontro a coragem para experimentar, mas depois desejo ter feito isso muito antes! Ugh, sim, às vezes é difícil lidar comigo! Lol!!!
Felizmente, Sandra permitiu que eu fizesse parte de sua incrível grupo de mentores e me incentivou a adotar novas técnicas, sabendo que ela está a uma mensagem rápida ou a uma ligação de distância se eu precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida. Além disso, ela é uma mulher muito inspiradora (tão clichê, mas é sério), ela realmente nos incentiva a ir em frente… fracassando ou vencendo, ela não se importa, ela só quer que tentemos! É exatamente o impulso de confiança de que preciso para entrar com os dois pés e tentar! Bem, adivinhe só, eu tentei e consegui fazer três juntas de meia volta em meu projeto mais recente! Bum! Obrigado, Sandra!
Desde que fiz o primeiro esboço dessa mesa, eu sabia de duas coisas: uma era que eu queria um tampo redondo de concreto. Em segundo lugar, eu sabia que uma junta sofisticada seria necessária para garantir que o concreto fosse apoiado adequadamente!!! Naquele momento, eu também sabia que demoraria um pouco para ter coragem de tentar construí-la! Lol!!! Eu uso muitos furos de bolso em meus projetos e me sinto confortável com eles, mas sabia que não seriam adequados para esse projeto! Isso é algo que a Sandra também já me ensinou: há um lugar para os furos de bolso, mas não em todas as peças de mobília! Lol! É hora de arrancar o band-aid e tentar algo novo! Eeeekkk!!!
Usei a serra de mesa para cortar minhas meias voltas, mas há várias maneiras de fazer meias voltas se o senhor não tiver uma serra de mesa. O senhor pode usar uma tupia, uma serra circular ou até mesmo uma serra de esquadria para obter ótimas juntas!
Medição e configuração da serra
A medição é uma das partes mais importantes para obter as juntas corretas! O senhor precisa ter a profundidade e a largura corretas. Só para referência, estou usando tábuas 4×4 que reduzi a 3×3 (a medida real é 3″x3″). Encontrei o meio de cada tábua, coloquei a outra tábua em cima e tracei para medir facilmente a largura! Para saber a profundidade, basta cortar a metade da tábua. Como a minha tábua tinha 3″, marquei as tábuas com 1 1/2″. Depois de marcar as medidas, o senhor pode ajustar a altura da lâmina na serra. A lâmina é ajustada para a mesma medida da profundidade, ou seja, 1 1/2″ para este projeto. Eu gosto de jogar pelo seguro e ficar um pouco abaixo das minhas marcas de medida, o senhor sempre pode tirar mais se não for suficiente… mas não pode acrescentar nada se for demais!
Observação: Eu estava verificando a altura da lâmina sem que a serra estivesse conectada. Se o senhor não se sentir à vontade para fazer isso, talvez queira tentar criar juntas de meia volta de uma das outras maneiras que mencionei acima!
Quando a altura estiver correta, montei a cerca. O senhor quer que esse pedaço de madeira suba o suficiente para que, quando deslizar a tábua, ela saia do pedaço de madeira ao encontrar a lâmina da serra. Isso lhe dará 3/4″ entre o cercado e a tábua para evitar que a tábua fique presa ao fazer os cortes. Não tirei uma foto dessa configuração como deveria, mas encontrei uma foto que mostra ao senhor o que estou falando. Espero que isso ajude um pouco!
Marquei todos os quatro lados da minha prancha para que eu pudesse ver minhas linhas, independentemente de para onde eu estivesse olhando enquanto cortava!
Cortando a junta de meia volta
Muito bem, com a serra montada e pronta para ser usada, o senhor pode começar a cortar! Tudo o que o senhor precisa fazer é começar em um lado marcado da tábua e fazer pequenos cortes repetidos ao longo da tábua até chegar à outra marca!
Optei por cortar as duas linhas que havia marcado primeiro para ter certeza de que ficaria entre as duas linhas e não precisaria me preocupar tanto com o momento de parar.
Observação: Usar uma lâmina de dado seria muito mais rápido, mas como eu não tinha uma, consegui fazer isso funcionar! Uma lâmina de corte transversal teria sido melhor do que a que eu estava usando, mas não tão boa quanto um dado! Na maioria das vezes, trabalho com o que tenho, pode não ser a MELHOR maneira, mas dá conta do recado!
Depois de fazer alguns cortes em toda a tábua, ela deve ficar mais ou menos assim!
Quebre as lascas com a mão ou com um martelo.
Em seguida, use um cinzel ou uma serra manual flexível (acho que, na verdade, são chamadas de serras de corte nivelado) para alisar a superfície interna das peças que sobraram.
Tente não rir do meu cinzel enferrujado! Lol! Acredite ou não, ele ainda estava afiado o suficiente para limpar essa tábua… e meus filhos foram ameaçados com tudo o que têm, para que eu não os pegasse cavando na terra com meus cinzéis e os deixasse do lado de fora para tomar chuva de novo! Onde estava a mãe deles? O senhor! Lol!
Continuando, repita o mesmo processo na próxima tábua para fazer a parte superior ou inferior da base da mesa! Se o senhor medir e cortar corretamente, elas deverão se encaixar em algo parecido com a imagem abaixo!
O que o senhor disse?! Para minha primeira junta, fiquei chocado com o fato de ela ter se encaixado tão bem, eu realmente esperava uma grande lacuna ou algo assim! Lol! Desmonte-os e é isso que o senhor tem!
Se o senhor quiser construir a base da mesa… certifique-se de concluir as etapas acima mais uma vez para fazer outro X!
Criando um X usando juntas de meia volta
Ainda não terminamos! O que o senhor acha do X no centro da base da mesa? Bem, vou mostrar aos senhores como cortei isso também!
Os ângulos podem ser realmente complicados, mas depois que o senhor faz as contas, ahem… quero dizer, traça a tábua com os ângulos de que precisa, é muito simples!!! Lol!
Comecei a construir a base da mesa para poder obter uma medida precisa para as tábuas que criariam o X.
Estava muito frio para esta garota do Texas, então todas as construções foram levadas para dentro de casa por alguns dias, o que basicamente se transformou em meses! Lol!
Depois de colocar as pernas no lugar, pude segurar meus 2x2s na estrutura e desenhar as linhas de onde precisavam ser cortados. Em seguida, levei-os para a serra de mesa e, usando as linhas, consegui determinar o ângulo! Um pouco ao contrário, mas funciona!
As tábuas para o X são cortadas da mesma forma que as tábuas anteriores, apenas a lâmina é abaixada, pois essa tábua tem apenas 1 1/2″, a lâmina é ajustada para 3/4″ e o medidor de esquadria é alterado para o ângulo que o senhor está cortando. Apenas para referência, cortei o meio dos Xs com 30 graus de diferença. Como as extremidades das tábuas são anguladas, certifique-se de que elas estejam voltadas para a mesma direção antes de cortar; as extremidades devem parecer uma única tábua larga quando mantidas juntas!
Cortei as duas peças ao mesmo tempo, esse foi um método que achei que funcionaria muito bem, mas que, no final das contas, não levou a nenhum resultado melhor do que se eu as tivesse cortado separadamente.
Depois de passarem pela serra de mesa, as duas tábuas estarão prontas para se sobrepor e criar um X!
Nada mal, e agora há um pouco mais de resistência para o tampo de concreto, esses belos X’s não são apenas para a aparência!!! Lol! Bem, um dos Xs é só para parecer porque, por mais que eu quisesse fazer uma volta e entrelaçá-lo com esse X, meu cérebro não conseguia nem começar a entender isso, então o segundo parece bom, mas não acrescenta nenhuma resistência! rs!
Quer saber como acrescentei o último X a essa linda mesa ou como criei esse tampo redondo de concreto? Acesse meu blog para ver o tutorial completo e os planos gratuitos para impressão dessa Mesa de jantar redonda com pedestal! Mal posso esperar para ver o senhor lá! Muito obrigado pela leitura!
O senhor experimentou alguma nova junta ou método de marcenaria recentemente? Gostaria muito de ouvir suas experiências nos comentários abaixo! Até a próxima!