Chantelle de Mil pés quadrados é aqui para compartilhar como fazer um lindo avental plissado que seria um ótimo presente para qualquer amigo ou familiar que goste de cozinhar. Especialmente aquelas que cozinham com vestidos de coquetel e sapatos de salto alto.
Como fazer um avental plissado
O tecido
A parte mais divertida desse avental é escolher o tecido! O senhor precisará de duas peças de tecido que combinem entre si e que tenham cerca de 1 metro e meio cada. Acho que o senhor só usará cerca de 30″ do tecido, mas para garantir, compre 1 metro/1 jarda. Eu sugeriria usar 100% algodão, mas tenho certeza de que outros tecidos também funcionariam. O tecido principal que usei para esse avental é uma estampa da Michael Miller da coleção Summer Soiree e é um lindo floral rosa, amarelo e laranja. Usei um tecido rosa combinando com pequenas bolinhas amarelas! Tão verão!
O padrão
1. A senhora precisará fazer um molde para esse avental, mas prometo que é muito fácil. O senhor só precisará de um molde. A medida da parte superior do molde é 6 1/4″, da parte inferior é 8 1/2″ e de cima para baixo é 17 1/4″. Isso deixará o senhor com uma margem de costura de 1/2″. Observe a imagem da forma que o senhor está tentando fazer. Esse é o padrão para os painéis que compõem seu avental. Certifique-se de marcar qual é a parte de cima e qual é a parte de baixo do molde, pois o senhor não quer virá-lo no tecido.
Cortando o tecido
1. Corte 4 peças do padrão de sua escolha de tecido principal. Esse é o tecido que ficará na parte “externa” do avental. Vamos chamá-lo de Tecido A. Certifique-se de manter o molde reto no tecido, especialmente se ele tiver uma estampa. A senhora não quer que ele pareça torto quando terminar.
2. Corte 3 peças do padrão em seu tecido de coordenação. Esse é o tecido que ficará sob as pregas do avental. Chamaremos esse tecido de Tecido B.
3. Esta próxima etapa seria considerada opcional, eu acho, mas gosto de como ela acrescenta um pouco de elegância ao seu avental. O senhor fará pequenas dobras com alfinetes ao longo de cada costura que acabou de fazer. Portanto, dobre ao longo da primeira costura que o senhor fez, com os lados certos à mostra. Alfinete. Repita com cada costura. Costure bem ao longo das dobras que a senhora fez usando uma margem de costura bem pequena de 1/8″.
5. Para fazer as pregas, o senhor deve encontrar o ponto médio dos painéis do Tecido B. Meça ao longo da parte superior e marque o meio com um alfinete (deve ser 2 1/2″). Faça isso com cada painel de tecido B. Dobre o primeiro painel de Tecido A para dentro para encontrar a marca do ponto médio que o senhor fez no primeiro painel de Tecido B. Prenda com alfinetes. Vá até o segundo painel de Tecido A e dobre-o para dentro até encontrar o ponto médio do primeiro painel de Tecido B. Prenda com alfinetes. Repita o procedimento com os painéis restantes. Alinhave em cada uma das dobras que o senhor acabou de fazer. Pressione, se desejar.
O cós/laço
1. Para o cós, o senhor precisará cortar um pedaço de tecido que meça 5″ x 75″. Normalmente, uso o tecido B para o cós, mas o senhor pode usar o que quiser. A medida de 75″ serve para uma pessoa normal, mas a senhora pode ajustar o comprimento conforme achar necessário. Estou dando esse avental para minha avó (cujo nome é Anne, daí o nome do avental), que precisa de uma gravata mais longa, então fiz a dela com 90″. É muito provável que o senhor não consiga fazer o cós com um único pedaço de tecido e precisará juntar 2 ou 3 pedaços para obter o comprimento necessário. O senhor poderia fazer isso com duas peças, mas não quer ficar com uma costura no meio da frente do avental; as costuras nas laterais ou na parte de trás não são tão perceptíveis. Portanto, certifique-se de cortar uma peça longa de tecido para a frente do avental e prenda uma ou duas peças mais curtas em cada extremidade da peça longa. Para prender a peça mais curta de tecido à peça mais longa, coloque a peça longa com o lado direito para cima à sua frente na superfície de trabalho. Coloque a peça mais curta em um ângulo reto com a peça mais longa, com o lado direito voltado para baixo, de modo que as bordas se encontrem. Desenhe uma linha diagonal de um canto ao outro, conforme indicado na foto. Alfinete. Costure ao longo dessa linha. Corte o excesso de tecido, tomando cuidado para não cortar a própria peça do cós! Repita o processo na outra extremidade do cós longo, se necessário. Agora o senhor deve ter um cós/laço longo.
2. Dobre as bordas cruas do cós em 1/2″, começando pelas extremidades e depois trabalhando nas laterais. Dobre os lados longos juntos para que as bordas se encontrem; prenda com alfinetes e pressione.