O MDF é feito de fibras de madeira comprimidas, cera e resina. É forte, denso e liso, portanto, é um ótimo material para armários e embutidos que o senhor planeja pintar. A cera e a resina na superfície protegem as fibras de madeira da absorção da umidade do primer/tinta à base de água.


As bordas cortadas têm fibras de madeira expostas que absorverão a umidade ao usar acabamentos à base de água, criando uma textura realmente irregular. Isso é especialmente verdadeiro se o senhor passar um perfil na borda, cortando e expondo uma área de superfície ainda maior


Como pintar MDF
Há algumas maneiras diferentes de lidar com isso para obter bordas suaves.
- Use um primer à base de óleo. (Sem água para as fibras da madeira absorverem, sem saliências).
- Cubra as bordas com massa para juntas e lixe suavemente antes de pintar. (Eu não faço isso porque acho que são muitas etapas extras… mas é uma opção).
- Aplique primer em toda a peça, com bordas e tudo, com primer à base de água e deixe as fibras incharem. (Meu método preferido).
Quando o primer estiver seco, pegue uma esponja de lixa e dê uma boa lixada. Não é preciso muito esforço, basta lixar as pequenas saliências até obter uma borda suave e sedosa.


Se o senhor usou MUITA graxa de cotovelo ao lixar e reexpôs mais fibras para obter mais saliências ao pintar, deve ser necessário muito pouco esforço para eliminá-las antes de aplicar uma segunda camada de tinta ou retocar essa área. No entanto, isso nunca aconteceu. Geralmente, ainda há primer suficiente revestindo o MDF após o lixamento para proteger as fibras da umidade da tinta.
(Meu primer preferido ATUALMENTE para MDF é o Sherwin Williams “All Purpose Water Based Primer”).
*Observação importante: Se a borda do seu MDF tiver alguma marcas de serraSe o senhor tiver alguma dúvida, não se esqueça de lixá-las antes de pintar, pois a tinta só acentuará as falhas.
O senhor achou essa dica útil? O senhor também pode gostar destas outras Dicas de pintura!