A construção de frentes de gaveta para a despensa foi uma grande conquista. Depois de finalmente conseguir a todas as gavetas construídas e instaladas, o Sem mais corrediças de gaveta quebradas (bata na madeira), finalmente pude avançar na construção das frentes de gaveta. As gavetas embutidas dão muito mais trabalho do que as sobrepostas, pois é preciso dimensionar as frentes das gavetas com perfeição e, depois, há muito trabalho envolvido na instalação, pois é preciso centralizar a frente da gaveta para que haja exatamente a mesma quantidade de espaço em todos os lados. Nesse ponto do projeto, quando já estou cansado de tudo e só quero terminar, é o momento em que me pergunto: “POR QUE o senhor teve que fazer o inset? POR QUE”?
A resposta simples é que eu gosto do visual e foi isso que escolhi fazer há cerca de 50 anos, quando comecei a reformar a cozinha. Portanto, vou insistir e seguir em frente. Além disso, eu teria que reinstalar todas as minhas gavetas se mudasse de ideia, pois instalei todas as mais de 30 gavetas da cozinha e da despensa com o recuo apropriado para gavetas embutidas e isso parece ser muito trabalhoso, portanto, vamos em frente e para cima!
Construção de frentes de gaveta
Medindo a abertura do gabinete.
Geralmente, crio um desenho da abertura do gabinete com as gavetas, com o tamanho exato, a localização e os espaços entre elas. Meço a largura começando pela parte superior e, em seguida, deslizo lentamente a fita métrica até a parte inferior da abertura, certificando-me de que a medida seja a mesma em toda a extensão.
Em seguida, faço a mesma coisa para a altura, deslizando a fita métrica de um lado para o outro, verificando se construí um gabinete com uma abertura uniforme – ou observando quaisquer discrepâncias. Isso acontece.
A última coisa que adiciono ao meu desenho é o posicionamento das gavetas e das corrediças, caso sejam de embutir, como é o caso das minhas. Quero que a frente da gaveta de cada gaveta cubra a gaveta e as ferragens.
Transformando essas medidas em frentes de gaveta
Vou usar uma folga de 1/16″ em todos os lados de cada frente de gaveta. Estou construindo frentes de gaveta e portas com painéis planos e bordas quadradas. O senhor pode fazer isso de várias maneiras diferentes. Foi assim que eu fiz.
Uso um painel de 1/4″ nas portas com uma abertura de 1/4″ e quero que a abertura seja a mesma nas frentes das gavetas. Portanto, estou usando um painel de 1/2″ nas frentes das gavetas porque não quero espaço atrás do painel. O espaço atrás do painel permitiria que ele se curvasse quando o puxador da gaveta fosse instalado, e eu não quero isso. Quero que os trilhos, os stiles e o painel fiquem todos nivelados na parte de trás.
Estou cortando encaixes de 1/2″ x 1/2″ em meus trilhos e longarinas para acomodar o painel. As extremidades das longarinas serão cortadas para ficarem na parte superior do encaixe e reforçadas com espigas soltas. O senhor poderia usar biscuits ou furos de bolso, já que não verá a parte de trás das frentes da gaveta.
Cortando os componentes no comprimento
Eu dimensiono o trilhos (peças horizontais) para abranger toda a largura da abertura e permitir que eu apare um pouco para limpar minhas juntas, pois elas nem sempre ficam perfeitamente niveladas. Depois que a frente é construída, eu corto 1/16″ de cada lado.
A altura total da gaveta menos 4″ é o comprimento para cortar o longarina. Isso vem de:
- 2 1/2″ de largura de estoque vezes dois é 5″.
- O encaixe de 1/2″ em ambas as extremidades é de 1″.
- 5″ – 1″ = 4″
Corte os rabichos
O corte de ranhuras, dados e rabbets é melhor feito em uma mesa de roteador ou em uma serra de mesa. Cortar em uma mesa de roteador geralmente não é tão assustador porque a parte cortante é muito menor do que uma lâmina de serra de mesa de 10″. Mas, em geral, o senhor precisa fazer várias passagens com a tupia para fazer cortes profundos, o que leva mais tempo.
Usei minha tupia por alguns instantes e depois mudei para minha serra de mesa com um conjunto de dados.
Depois que todos os encaixes principais foram cortados, virei meus stiles, abaixei a lâmina para 1/4″ e cortei uma aba para ficar em cima do trilho. Isso seria muito mais seguro com um trenó, mas estou segurando-o firmemente no meu medidor de esquadria.
Cortei curto, testei, levantei a lâmina e recortei várias vezes antes de obter um ajuste perfeito.
Estou reforçando minhas “juntas sobrepostas” com espigas soltas. O senhor também poderia usar biscuits se a fresa for longa o suficiente. Ou parafusos de bolso seriam adequados para essa aplicação, pois o senhor não verá a parte de trás da frente da gaveta quando ela estiver instalada.
Usei um esquadro rápido para marcar o local dos entalhes e, em seguida, marquei os lados correspondentes para que eu os colocasse juntos corretamente depois de cortar todos os entalhes.
Estou usando minha Festool Domino para as espigas soltas.
Colo os stiles em um trilho primeiro para poder colocar as espigas no outro lado e inserir o outro trilho.
Prenda isso com cuidado. Quero apenas fechar os espaços e garantir que a madeira esteja em contato com a peça de união, mantendo todas as partes planas.
Nesse ponto, meço e corto o painel. Usei madeira compensada de 1/2″ para gabinetes porque tinha um monte de sobras, mas usarei MDF de 1/2″ na cozinha porque acho que a pintura ficará melhor.
Como os painéis são de compensado dimensionalmente estável, não precisei me preocupar com a expansão e simplesmente os colei no lugar. Eu também teria colocado alguns pregos pequenos e curtos se tivesse meu compressor de ar, mas ele estava no andar de cima e eu não queria carregá-lo para baixo.
Eu não queria nem subir para pegar minha pistola de pregos a bateria, então usei o que pude pegar ali mesmo na loja. Eu só precisava de algo pesado para dar peso.
Depois de remover os grampos, era hora de limpá-los e deixá-los bonitos.
Comprei essa lixadeira de tambor grande no início deste ano porque sabia que estaria construindo uma tonelada de portas e frentes de gavetas e valeu a pena. Ela faz um trabalho rápido de nivelamento de superfícies irregulares. Comecei com a lixa 80 para nivelar. Depois, passei para 120 para remover os arranhões feitos pela lixa 80.
Agora, se o senhor não tiver uma lixadeira de tambor grande (como eu não tenho nos últimos 12 anos), pode fazer tudo isso à mão com uma lixadeira orbital. Só que leva mais tempo e o senhor precisa se certificar de passar por toda a superfície e não se concentrar apenas nas juntas, ou pode facilmente acabar com “amassados” nas juntas – criados pelo senhor – com a lixadeira. Eu sei disso porque já fiz isso. Muitas vezes.
É por isso que decidi investir parte do dinheiro que estou economizando ao construir frentes de gavetas e portas por conta própria em ferramentas que obteriam resultados profissionais – mais facilmente. :=)
Estou pintando com uma tinta à base de água, portanto, antes do lixamento final, borrifo um pouco de água nas superfícies para levantar o grão. Depois que isso seca, faço um lixamento final com uma lixa de grão 220. Isso corta as fibras peludas. Então, quando aplico o primer, elas não se elevam novamente.
Os painéis frontais e as bordas da abertura devem ser lixados à mão. Para isso, coloco uma lixa flexível em um bloco de madeira.
Esta é a etapa em que meço as fontes da gaveta pronta e as confiro com o meu pequeno desenho e aparo as bordas. Lembre-se de que deixei uma margem intencional de 1/16″ em cada borda. Minha peça acabada precisa exatamente disso – ou de algo ligeiramente diferente. É difícil fazer com que elas saiam exatamente como o senhor deseja. É por isso que eu sempre procuro fazer um pouco maior do que o necessário. Porque é fácil cortar mais curto, mas o senhor terá que começar de novo se fizer muito pequeno!
Preciso testar o encaixe de tudo antes de pintar, mas vou aplicar o primer agora. Os gabinetes já estão pintados de branco e a variação de cores na madeira faz com que meus olhos pensem que as coisas estão “estranhas” quando na verdade não estão. O primer elimina todas essas ilusões de ótica e é fácil trabalhar com ele, por isso não me importo de aplicar novamente o primer se precisar aparar aqui e ali.
Depois de seco, é hora de testar o ajuste.
Eu uso espaçadores (Speedshims são muito úteis) para garantir que eu tenha o espaçamento correto.
E cortar um pouco onde for necessário. O painel superior tem apenas 4+” de largura, o que é muito pequeno para um painel, então é simplesmente um pedaço plano de choupo. É fácil de cortar sem bagunçar as proporções dos trilhos.
*Se eu tiver que cortar alguma das minhas travessas ou longarinas, corto partes iguais de cada uma para que o painel permaneça centralizado.
Depois de encaixadas adequadamente, ao remover as frentes de gaveta, eu as numero para colocá-las de volta no lugar corretamente.
Construir as frentes das gavetas e encaixá-las é definitivamente a parte mais demorada. Agora posso pintar e instalar!
Veja todas as minhas dicas de construção de armários em um só lugar no meu Construção de gabinetes 101 Livro eletrônico. O senhor pode baixá-lo e tê-lo sempre à mão!