Hoje estou compartilhando como criei essa parede de tijolos de gesso lascado em meu estúdio.
Parede de tijolos de gesso com lascas
A TV ficará pendurada no centro da parede, por isso acrescentei apenas o tijolo falso ao redor do perímetro. Na minha último postmostrei aos senhores uma atualização da parede da TV onde instalei painéis de tijolos e depois os removi novamente. Para sua informação, a remoção de painéis colados em drywall bagunça o drywall. No entanto, não me importei que a parede estivesse mais bagunçada do que quando comecei minha técnica de tijolos falsos. O papel rasgado e os resíduos de cola irregulares só iriam contribuir para a minha parede de tijolos de gesso envelhecido e falso.
Reutilizei os pedaços de painéis de tijolos que eu havia cortado estrategicamente em formas que poderiam ficar expostas de forma realista em uma parede de tijolos rebocada muito antiga. Tracei as formas na parede de gesso e, em seguida, cortei a parede de gesso. Isso me permitiu fixar o tijolo diretamente nas vigas.
Tive de adicionar alguns blocos atrás da parede em alguns lugares para garantir que o tijolo ficasse seguro. Isso foi fácil de fazer, pois deixei a parte de trás da parede aberta. Cortei a parede de gesso para que o tijolo ficasse abaixo das bordas da parede de gesso, fazendo com que parecesse que o tijolo estava embaixo ou atrás do “gesso”. Não estou usando gesso de verdade. Estou usando massa para juntas comum. Comprei um balde de US$ 14 de massa para juntas pré-misturada para usar nesse projeto por alguns motivos:
- A secagem é lenta, o que me dá tempo para brincar com ela e obter a aparência desejada.
- Ele é pré-misturado, então eu simplesmente coloquei o balde sobre a mesa e pronto. Nada de misturar pequenos lotes de lama de secagem rápida, o que exigiria que eu me levantasse e descesse da mesa 50 vezes.
- É um composto comum para juntas, portanto posso usar o que sobrar em todo o trabalho de colagem e aplicação de massa que ainda tenho que fazer.
Há uma desvantagem em usar massa para juntas comum em uma parede de tijolos de gesso lascado falso. Se o senhor aplicá-lo em camadas grossas, ele leva muito tempo para secar e racha ao secar. MAS, as rachaduras são facilmente preenchidas com a aplicação da próxima camada. Portanto, o senhor só precisa de tempo e paciência.
Apliquei uma primeira demão grossa nas bordas do drywall e espalhei um pouco aqui e ali no tijolo falso.
A instalação de um ventilador ajudou no tempo de secagem. Demorou uma noite.
Em seguida, apliquei uma segunda demão para preencher as rachaduras e continuar a construir meu visual de gesso falso. Apliquei cada camada de forma bastante aleatória. Quero que a textura da parede pareça ter sido remendada várias vezes antes de ser esquecida e que o tempo tenha permitido que o gesso se desfizesse.
Acabei de olhar para minha parede e decidi onde adicionar JC (composto para juntas). Em algumas áreas, fiz camadas grossas para poder voltar mais tarde e removê-las.
O trabalho levou cerca de quatro dias para ser concluído, devido ao tempo de secagem.
Apliquei uma textura irregular em toda a parede, colocando JC na parede e arrastando-o com a espátula. Mostrei essa técnica em meu último vídeo sobre parede de tijolos.
Depois que todo o JC estava seco, passei primer e pintei a parede inteira. Usei uma combinação de primer multiuso branco e uma tinta de giz branca/cinza. Esse foi um empreendimento totalmente “artístico”, o que significa que eu espalhei tinta e primer ao acaso por toda a parede com um rolo, um pincel e uma espátula. Não havia rima ou razão para o meu processo de aplicação aqui. Eu simplesmente continuei aplicando o que eu sentia vontade onde eu queria.
Usei um pincel para aplicar o primer nas bordas da parede de gesso e no composto da junta. Acabei aplicando tinta/primer na maior parte do tijolo.
Enquanto a tinta ainda estava úmida, usei uma espátula de metal de 5″ e raspei o máximo de tinta que pude. A tinta saiu das áreas planas, mas permaneceu nas reentrâncias e rachaduras. É muito parecido com o que aconteceria se fosse um tijolo pintado com tinta envelhecida.
Usei a espátula para remover o JC que havia acumulado.
Tive que usar um martelo algumas vezes porque o JC seco de 1/2″ de espessura é bem duro. Não é tão duro quanto o gesso real, mas é duro o suficiente.
Gostei do resultado dessa parede. Posso até voltar e adicionar mais JC à minha outra parede de tijolos para aumentá-la em algumas áreas e deixá-la mais parecida com essa. (Em um mundo em que eu tivesse 20 horas extras por dia, teria tempo para mexer em coisas triviais, como deixar tudo PERFEITO).
Tentei fazer com que a parede de tijolos de gesso lascado parecesse muito aleatória, certificando-me de que poderia instalar minhas luzes e receptáculos em superfícies uniformes. Nunca medi minha base de luz para ter certeza de que deixaria espaço suficiente. Talvez eu tenha que remover mais gesso para que elas caibam. Não é um problema em uma parede antiga e desgastada.