Decidimos que o piso do porão era algo que precisávamos atualizar antes de vender a casa. Isso significava remover o azulejo e o reboco da fundação de concreto. Foi uma tarefa difícil e empoeirada, mas definitivamente uma tarefa de bricolagem. Graças a Deus, minha grande amiga, Chelsey, adora fazer demonstrações e está disposta a se sujar e trabalhar duro em troca de uma boa refeição preparada pelo Chef Powell!


Os construtores optaram por instalar uma seção de azulejos que vai da porta da garagem até a escada e de volta à porta do pátio. Faz sentido ter uma superfície durável e que possa ser limpa nessa área de alto tráfego. Especialmente considerando que duas dessas portas dão para o exterior. Não gostei do triângulo, mas também não tive uma ideia de design melhor para incluir dois materiais de piso diferentes.


Pensei em deixar os azulejos e substituir apenas o carpete, que precisou ser substituído. O carpete do quarto e do closet afetado pela saga do esgoto já havia sido arrancado. Se eu tivesse conseguido encontrar um instalador de carpetes de boa reputação, teria seguido esse caminho.


Não consegui encontrar um instalador de carpete (com o qual me sentisse confortável), então decidimos escolher um piso que pudéssemos instalar nós mesmos. O que não seria carpete. Como nós mesmos instalaríamos o piso, eu não queria deixar o estranho triângulo de um material diferente. Retiramos TODO o piso, inclusive o azulejo e o reboco.


Remoção de azulejos
A remoção do azulejo foi fácil com a ferramenta Milwaukee Martelo rotativo M18 FUEL™ 1″ SDS Plus D-Handle! Essa coisa, com um broca de cinzel para azulejos, fez os azulejos saltarem como se nada fosse. E foi divertido de usar – no azulejo.


Remoção do Thinset
A remoção do thinset foi outra história. Provavelmente foi a aplicação de thinset mais espessa da história.


Fiz algumas pesquisas antes de iniciar esse projeto. Casa de Hepworths foi o mais informativo de todos que li. A dica deles para o sucesso foi alugar um Floor Maintainer (da Home Depot) junto com um disco de diamante para lixar a argamassa. A HD mais próxima não aluga, então liguei para o centro de locação local e perguntei o que eles tinham para o trabalho. Não era uma Floor Maintainer e o cabeçote era menor do que a máquina da postagem de Allison. Eu não queria ter que dirigir uma eternidade para conseguir a máquina exata, então optei pela máquina do meu centro de aluguel.


O processo não foi tranquilo. A máquina continuava morrendo. Levei a máquina e troquei por outra. Essa também continuou morrendo, então o centro de aluguel enviou alguém para verificar a situação. Aparentemente, a argamassa era muito grossa. Não sei se o Floor Maintainer teria feito um trabalho melhor ou se teria tido o mesmo problema. O centro de aluguel me deu um novo disco para usar na máquina. Um com pastilhas de esmerilhamento mais resistentes. Revezando entre esse disco e o cinzel, finalmente conseguimos terminar o trabalho.


Mas foi uma tarefa árdua!
Primeiro, retirávamos o máximo que podíamos com o martelo e o cinzel. Depois, varríamos os pedaços. Depois disso, usávamos a máquina para esmerilhar a argamassa que restava. O processo de esmerilhamento deixava uma camada grossa de poeira no piso. Eu tinha meu aspirador de pó conectado à máquina, o que, na minha opinião, apenas mantinha parte da poeira fora do ar. Periodicamente, eu aspirava uma camada espessa de poeira.


Em seguida, eu começaria o processo novamente: lascar, varrer, lixar, aspirar…


Até que finalmente todo o cômodo ficou pronto. Durante esse processo, enchemos completamente o extrator de pó de 14 galões com pó de argamassa. Meses depois, aspirei uma camada de pó cinza das paredes lá embaixo.


A remoção da argamassa do concreto foi uma tarefa de dois dias. Gastei algumas centenas de dólares com o aluguel da máquina. Não foi divertido e não foi barato, mas foi feito.