Eu sempre tento me lembrar de levar sacolas reutilizáveis para o supermercado. Porque gosto de fazer minha parte, por menor que seja, para cuidar desta linda Terra! Além disso, porque minhas sacolas são mais bonitas do que as que o supermercado vende por US$ 1,99 cada. (E acho que US$ 1,89 desse custo é para imprimir seu próprio nome na sacola).


Sacos de supermercado reversíveis, com babados e reutilizáveis
Escolhi o BRANCO como cor porque é minha cor favorita. Fiz essas sacolas de supermercado com babados usando um lençol branco velho (sem manchas, apenas velho e gasto) e duas fronhas bonitas (porque eu queria um pouco de cor no forro).
Esse é um modelo muito fácil que fiz a partir de uma sacola de lona. (Ele se encaixa perfeitamente em uma fronha de travesseiro padrão)
*Costura? Eu passo o tecido ao longo do lado direito do calcador. Acho que é um desperdício fazer uma margem larga e depois cortar!
1. Use o mesmo padrão para a bolsa e o forro. O senhor pode usar o mesmo tecido para ambos ou misturá-los para se divertir.
Eu gosto de usar dois tecidos diferentes para poder virá-la do avesso e ter uma bolsa totalmente diferente!
2. Costure todas as 4 peças (exceto a parte inferior) da seguinte maneira: frente/lateral/verso/lateral, formando uma peça longa de tecido.


3. Se o senhor for acrescentar algum tipo de enfeite, agora é a hora. Estou acrescentando três fileiras de babados!
- Para fazer meus babados, cortei pequenas fendas no tecido com 1″ de distância uma da outra.
- Depois, rasguei o restante do comprimento! Se a senhora não se sentir confortável com a técnica de rasgar, vá em frente e corte tiras de 1″.
Use um calcador de franzir ou de franzir, ou costure usando um ponto grande e puxe uma corda para franzir o tecido.
4. Usei um marcador de marca b para marcar meu tecido no lado DIREITO onde eu queria os babados. (Esse marcador desaparece na lavagem, o que é outra coisa boa dessas bolsas. A senhora pode jogá-las na máquina de lavar. Só não se esqueça de lavar o tecido antes de iniciar o projeto se estiver usando lençóis ou fronhas NOVOS).
Coloquei a primeira fileira a 5″ do topo. Depois, a próxima fileira a 1 polegada abaixo e assim por diante.


5. Prenda os babados com alfinetes e costure bem no centro de cada linha!
Não fiz nada nas bordas dos babados rasgados. Ele desfia, mas gosto da borda crua.


6. Agora, prenda os lados do avesso com alfinetes, certificando-se de que as fileiras de babados se encontrem e costure-as.


7. Prenda a parte inferior com alfinetes para ter certeza de que ela se encaixa e faça os ajustes necessários. Talvez o senhor tenha que apertar os cantos, mas é apenas uma sacola de supermercado. Ninguém está julgando!


8. Agora, costure o forro da mesma forma, com ou sem os babados, dependendo do que o senhor deseja ver quando/se inverter sua sacola de supermercado reutilizável reversível. (Só queria dizer isso de novo!)
9. Prenda o forro dentro da bolsa com alfinetes de modo que os lados ERRADOS fiquem voltados um para o outro. (Para que o senhor veja o lado DIREITO do forro quando olhar para dentro da bolsa).


10. Corte um pedaço de qualquer um dos tecidos com cerca de 48″ de comprimento e 4″ ou 5″ de largura.
- Passe o ferro com as pontas se encontrando no meio.
- Dobre ao meio e passe o ferro novamente.
- Prenda-a com alfinetes na parte superior da bolsa, com a dobra na parte superior, de modo que a “faixa” cubra tanto a parte interna quanto a externa da bolsa.
- Quando as extremidades se encontrarem, dobre a parte superior para baixo para fazer uma bainha, de modo que ela se sobreponha à peça inferior em cerca de uma polegada. (Talvez o senhor queira cortar um pouco).
11. Costurei perto da borda inferior e depois voltei e coloquei uma segunda linha de costura a cerca de 1/4″ da primeira, tanto para reforçar a costura quanto porque gosto da aparência de um ponto duplo.


12. Cortei 2 alças com cerca de 20″ de comprimento e 3″ de largura e as costurei fechadas na lateral e em uma extremidade.
13. Em seguida, virei-as com o lado direito para fora, cortei a extremidade fechada, passei a ferro com a costura no meio e costurei outro babado no centro de cada uma.
14. Dobre as pontas para baixo e prenda-as no lugar com alfinetes. Certifiquei-me de que a “faixa” terminasse onde eu colocaria a alça para que a costura ficasse coberta.
15. Costure as alças no lugar como quiser. Às vezes, faço um ponto cruzado e um quadrado em volta. Desta vez, fiz apenas um ponto duplo na parte superior e inferior.
Aprendi, por experiência própria, que ter uma pequena aba para passar por cima do gancho de metal no supermercado é útil para segurar a parte de trás das sacolas de tecido frouxas enquanto o senhor usa uma mão para segurar a outra extremidade e a outra mão para carregá-las!
16. Faça uma aba para pendurar.
- Corte um pedaço de tecido com cerca de 4″ de comprimento por 2″ de largura.
- Dobre e passe a ferro como o senhor fez com a faixa superior (mas dobre as pontas primeiro, como eu NÃO fiz nesta foto). Ela deve ficar com cerca de 1/2″ de largura.
- Costure-a para fechar.
- Faça um laço e costure-o na parte da frente da bolsa. Coloquei a aba para dentro da bolsa e costurei na parte superior porque não queria que a aba ficasse para fora quando não estivesse sendo usada.
Tudo pronto!
Agora o senhor pode virá-la do avesso quando quiser misturá-la. Por exemplo, se a senhora estiver usando um vestido branco, talvez não queira sacolas de supermercado brancas também!
Elas também não são apenas para compras! A senhora poderia usá-las em piqueniques, na praia, como bolsa de fraldas, bolsa para pernoite… as possibilidades são infinitas! Como se o senhor precisasse que eu dissesse isso.
O senhor pode REDUZIR o uso de sacolas plásticas RECICLANDO um lençol velho em uma sacola multiuso REUTILIZÁVEL! Isso é o que eu chamo de “ser verde”!
Então, eu fui verde e branco… o senhor entendeu? Ah!
Antes de costurar essas bolsas, talvez o senhor queira fazer uma Suporte magnético para alfinetes para guardar todos os seus alfinetes. 🙂